Depois de uma semana (26 a 30 de setembro, em Luziânia [WINDOWS-1252?]– Goiás), a turma composta por 20 pessoas, entre dirigentes sindicais e assessores da Fetaema, que participaram do 3º Encontro Nacional de Formação [WINDOWS-1252?]– ENAFOR, trazem na bagagem resultados positivos do Encontro para o Maranhão. [WINDOWS-1252?]“Foi muito bom. O aproveitamento da Federação nas temáticas correspondeu nossa expectativa. Nas oficinas tivemos tempo para conversar e ouvir fatos de cada uma das Fetags, uma grande troca de [WINDOWS-1252?]experiências”, destacou o secretário de Formação e Organização Sindical da Fetaema, Ivaí Santos. Lançamento do Almanaque e do livro Multiplicação Criativa, um Entrelaçar de Práticas e Saberes Outro momento importante destacado pelo secretário de Formação e Organização Sindical da Fetaema, foi o lançamento do Almanaque, produzido pelos educadores da primeira turma nacional da ENFOC e o livro Multiplicação Criativa, um Entrelaçar de Práticas e Saberes, este último produzido pelos educandos da 2ª turma nacional da ENFOC.“Com este material teremos mais ferramentas de estudo do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais - MSTTR, além de nos auxiliar no aprendizado dos Grupos de Estudos Sindicais - GES, Escola Nacional de Formação da Contag [WINDOWS-1252?]– ENFOC e na Escola Maranhense de Formação [WINDOWS-1252?]– [WINDOWS-1252?]EMAFOR”, ressaltou Ivaí. Destaque! O Maranhão foi destaque com a apresentação da forma de se fazer o Orçamento Participativo do Estado. Hoje o nosso modelo de OP, é referência em todo Brasil. Atividades do 3º ENAFOR Ao todo participaram do 3º ENAFOR Cerca de 600 lideranças sindicais para discutir o processo formativo no mundo rural. Durante o Encontro os participantes tiveram a oportunidade de participar de várias atividades, entre elas: *Levantar um dagnóstico sobre a formação desenvolvida pelo Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais - MSTTR, através de trabalhos em grupo *Participar de uma Conferência mediada por Pedro Pontual, educador popular, com participação de um representante da Escola Nacional Florestan Fernandes e da Escola Nacional de Formação da Contag - ENFOC *Trabalhar o processo formativo através de diferentes linguagens da educação popular: teatro, música, poesia, dança e contos, pautadas nas metodologias participativas. *Debater sobre as experiências internacionais e a importância do processo de sistematização que ocorre com entidades parceiras de países como o Equador, Nicarágua, Chile, Peru, Paraguai e outros, moderado pela Confederação de Organizações de Agricultores Familiares do Mercosul Ampliado - COPROFAM e Conselho de Educadores de Adultos da América Latina - CEAAL. *E ao final, foram apresentados diretrizes para a formação do MSTTR FONTE: Barack Fernandes - Assessoria Fetaema