Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
13º CNTTR
Avaliação: Plenárias Regionais - 13º Congresso da CONTAG
WhatsApp

05 de Março de 2021


Arte: Comunicação CONTAG - Fabrício Martins
TEMAS RELACIONADOS:
13º cnttr

Nesta semana foram concluídas as Plenárias Regionais (Norte, Centro-Oeste, Sudeste, Sul e Nordeste) preparatórias e de debate do texto base do 13º Congresso Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (13º Congresso da CONTAG).

As Plenárias Regionais tiveram a participação permanente e significativa dos(as) delegados e delegadas, na sala virtual, o que foi fundamental para o bom êxito do debate.

“Os(as) delegados e delegadas das Plenárias Regionais construíram o entendimento em relação a alguns pontos que estavam divergentes no caderno de texto, de forma que estamos indo para o 13º Congresso com bastante consenso”, destaca como um dos aspectos positivos do debate, o secretário de Finanças e Administração da CONTAG, Juraci Souto.

As Plenárias marcaram um passo importante para a realização do 13º congresso da CONTAG, permitindo que os(as) delegados e delegadas a partir das suas regiões compreendessem ainda mais sobre a diversidade e pluralidade da agricultura familiar brasileira.

“Avalio com muito êxito esse processo. O congresso certamente será representativo, unificado e fará um aprofundamento dos desafios colocados para a agricultura familiar do nosso Brasil continente”, pontua a secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues.

A secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais, destaca que “as Plenárias preparatórias para o 13ª Congresso da CONTAG, além de serem espaços democráticos, participativos e enriquecedores de conhecimento, ainda apontaram importantes caminhos que devem nortear os próximos passos do Sistema CONTAG em defesa das agricultoras e dos agricultores familiares”.

Além do debate dos temas do 13º Congresso da CONTAG, os(as) delegados e delegadas presentes nas Plenárias Regionais, avaliaram os rumos do Sistema Confederativo diante do atual cenário político do Brasil, que se agravou ainda mais com a pandemia que já provocou a morte de mais de 260 mil brasileiros e brasileiras. Temas como: a Campanha pela Vacina gratuita e para todos e todas Já, o Auxílio Emergencial de no mínimo R$ 600, a superação da fome e da miséria, a recolocação da pauta da agricultura familiar no debate do cenário nacional, a Década da Agricultura Familiar, a unidade interna e a unificação de ações com as centrais sindicais e outras organizações foram apontados como estratégicos na pauta de luta da CONTAG, das Federações e dos Sindicatos.

A análise sobre o atual cenário do país, contou com a colaboração da Direção da CONTAG, das Centrais Sindicais (CUT e CTB), além de estudiosos, de intelectuais, de professores(as) universitários(as), e de pesquisadores(as) da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ).

“Agradeço a todos que participaram das Plenárias Regionais dando suas contribuições e propostas ao texto, inclusive apontando novos temas. O atual cenário do Brasil reforça a importância da unidade do Sistema CONTAG (Sindicatos, Federações e CONTAG), e para que façamos intervenções mais amplas na sociedade, com as centrais (CUT e CTB) e organizações da sociedade civil, pois só assim mudaremos essa realidade da política no país. Vamos enfrentar as dificuldades com esperança e confiantes na nossa capacidade de fazer a luta do e pelo campo brasileiro”, destaca o presidente da CONTAG, Aristides Santos.

O 13º Congresso Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CNTTR) será realizado de 06 a 08 de abril de 2021, com caráter temático e eleitoral, e de forma virtual, atendendo às recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para evitar o contágio e a proliferação da covid-19.

Vamos juntos(as) fazer um grande 13º Congresso da CONTAG! FONTE: Comunicação CONTAG - Barack Fernandes



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico