Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
4º ENAFOR
Autoridades destacam a importância da formação de base para a luta do MSTTR e para a transformação política do País
WhatsApp

10 de Novembro de 2014


Gabriella Avila
TEMAS RELACIONADOS:
4º enafor



“Semear o sonho em cada coração, colher o trigo e repartir o pão. Semear o sonho é coragem e fé...”. Essa música embalou a mística de abertura do 4º Encontro Nacional de Formação (ENAFOR), ocorrida na tarde desta segunda-feira (10), com a presença de cerca de 1.000 pessoas de todo o País, além de autoridades e demais convidados(as) nacionais e internacionais.

A abertura contou com a participação do presidente da CONTAG, Alberto Broch, do secretário de Formação e Organização Sindical, Juraci Souto, da secretária de Jovens, Mazé Morais, do ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Miguel Rossetto, do presidente da CTB, Adilson Araújo, e da vice-presidente da CUT, Carmen Foro.

“É uma emoção muito grande estar na abertura do 4º ENAFOR. O nosso encontro acontece em um momento conjuntural importante: um deles é que ainda estamos em plena comemoração dos 50 anos da CONTAG; 2014 está em andamento o Ano Internacional da Agricultura Familiar, declarado pela ONU; e esse ano também foi marcado pelo amplo debate político e eleições travadas no País, quando conseguimos reeleger o projeto político defendido pelo MSTTR. Vamos continuar lutando e fortalecendo o nosso movimento sindical para garantir ainda mais avanços para os nossos trabalhadores e trabalhadoras rurais”. Foi com esse sentimento que o presidente da CONTAG, Alberto Broch, abriu as falas das autoridades e declarou aberto o 4º ENAFOR.

Em seguida, a secretária de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da CONTAG, Mazé Morais, destacou a importância do 4º ENAFOR para o MSTTR. “Esse momento é importante e único de reafirmação da nossa formação política do movimento sindical. Sabemos que o desafio é grande para cada um(a) de nós. Esse será um espaço para trocar ideias e tenho certeza que a sabedoria compartilhada durante essa semana será levada a todo o País para fortalecer o MSTTR. Acreditamos no nosso movimento, nas mulheres e homens do campo, de todas as idades, e vamos aproveitar todos os momentos. Que possamos expressar e multiplicar os saberes durante esses cinco dias.”

Para o secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, Juraci Souto, a formação de base nunca deixou de ser importante e estratégica para o movimento sindical, mas ela precisa ser prioridade. “O MSTTR sempre desenvolveu ações formativas. Durante a redemocratização do País, a formação foi importante para acompanhar os acontecimentos. E os encontros formativos têm se afirmado enquanto espaço de articulação, socialização e troca de saberes. o ENAFOR é, por sua natureza, espaço de reflexão e debate sobre a Política Nacional de Formação desenvolvida pela ENFOC”. Durante a abertura, o dirigente também resgatou os objetivos das outras três edições do ENAFOR e os deste 4º Encontro, que se propõe a refletir sobre a realidade dos sujeitos do campo. “Que a nossa estadia nesses dias aqui seja proveitosa, para sairmos revigorados e que tenhamos um ENAFOR cheio de virtudes e de glória”, encerrou Juraci.

Já o ministro Miguel Rossetto, em nome da presidenta Dilma Rousseff, saudou todos(as) participantes e reafirmou o compromisso do governo com os trabalhadores e as trabalhadoras rurais. “Esse encontro traz para todos nós muita esperança. A CONTAG é uma entidade de extraordinária energia e luta. Foi uma das primeiras entidades agredidas pela ditadura militar e uma das primeiras a lutar pela redemocratização do País. Como ministro, tive a oportunidade de lutar por muitos anos com vocês nos Gritos da Terra Brasil, que acumula dignidade aos homens e mulheres do campo”, reconheceu o ministro. Rossetto aproveitou para elencar alguns dos avanços dos últimos 12 anos dos Governos Lula e Dilma e destacou que “a alegria do povo brasileiro foi capaz de vencer o grito odioso da elite brasileira. Eles perderam porque não nos conhecem. Vencemos as eleições, mas sabemos que a luta política continua. Que possamos transformar cada pedaço de chão desse país em lugar de vida digna”, ressaltou.

A abertura foi transmitida ao vivo pelos sites da CONTAG e da ENFOC e a transmissão continua com a 1ª Conferência do 4º ENAFOR, com a presença do teólogo Leonardo Boff, do ministro Gilberto Carvalho, e de Nalú Farias, da Marcha Mundial de Mulheres.

O 4º ENAFOR segue até o dia 14 de novembro. Acompanhe diariamente as notícias no site da CONTAG e nas redes sociais.



FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico