Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
4º ENAFOR
4º Encontro Nacional de Formação encerra com muita emoção e assinatura de agenda de compromissos
WhatsApp

14 de Novembro de 2014


Maykon Yamamoto
TEMAS RELACIONADOS:
4º enafor

Formação de Base para quê? Para a nossa luta fortalecer! Foi com esse grito de guerra e com uma mística regional empolgante que foi iniciado o quinto e último dia do 4º Encontro Nacional de Formação.

A plenária de encerramento ocorreu na Praça ENAFOR, com a presença dos três diretores(as) da CONTAG responsáveis pela realização do 4º ENAFOR, Juraci Souto, secretário de Formação e Organização Sindical, Aristides Santos, secretário de Finanças e Administração, e Lúcia Moura, secretária da Terceira Idade, além da educadora do CEAAL, Nélida Cespedes Rossel.

“Nesses dias, tenho me sentido alegre e desafiada. Sim, é possível outro Brasil e outro mundo. Temos que ter um forte desafio com a democracia participativa e construir um novo poder que é o poder do povo. Além de um novo modelo econômico, onde a vida não se mercantiliza. Temos que ter uma economia a serviço dos povos, e uma cultura voltada para essa diversidade. Temos, ainda, que fortalecer os movimentos populares e sociais. Tudo tem que estar a serviço de um mundo novo, de uma pátria livre. A luta continua por esse mundo novo que merecemos!”, destacou a educadora.

Os dirigentes da CONTAG fizeram uma saudação calorosa a todos e todas e reafirmaram o compromisso do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) com a formação sindical e de base, que precisa ser ainda mais fortalecida.

“As nossas expectativas com a agenda de compromissos, que sairá do 4º ENAFOR, são muito boas. Temos uma equipe de sistematização que registrou todos os momentos, e elaborou uma agenda de compromissos recheada de desafios”, iniciou Juraci.

Lúcia falou do sentimento depois dessa semana intensa de discussão sobre a formação de base. “Tivemos uma semana cheia e bem positiva. Terminamos com o sentimento de todos já voltarem para o 5º ENAFOR. Estamos com a sensação de dever cumprido. Acredito nas propostas que vieram e vamos sair daqui mais comprometidos e comprometidas com a formação de base.”

Aristides também destacou a importância desse momento de reafirmação dos compromissos do MSTTR para o próximo período. “Não basta a gente escrever e propor, temos que ter um compromisso efetivo com a política de formação.”

Em seguida, a equipe de sistematização do 4º ENAFOR apresentou a agenda de compromissos: O 4º ENAFOR se consolida como um lugar de semeadura e de colheita dos sonhos, da alegria, da expressão do sentimento de pertença, das relações horizontais entre os diferentes sujeitos e da manifestação e reafirmação dos processos formativos em andamento que fortalecem as lutas do MSTTR.

O ENAFOR vem se consolidando como lugar de formação de educadores e educadoras populares do MSTTR. Neste ENAFOR, a Rede de Educadores e Educadoras Populares da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC) esteve presente desde a concepção, o planejamento, mobilização, animação e facilitação dos seus diversos momentos.

A agenda ainda resgata que o ENAFOR acontece ainda no momento de celebração dos 50 anos da CONTAG, momento desafiador de reorientação das ações da entidade para o próximo cinquentenário. Outro momento importante desse período de realização do encontro é que estamos no Ano Internacional da Agricultura Familiar, Camponesa e Indígena (AIAF/CI), e saímos das eleições com a reeleição da presidenta Dilma, a partir de uma forte mobilização dos movimentos sociais e da classe trabalhadora.

Seguem alguns pontos da agenda de compromissos: intensificar os processos de formação de base, que afirma a defesa da mãe terra, fortalecendo a consciência ecológica dos povos; ampliar a compreensão do campo como lugar de expressão da vida e vivência dos princípios da agroecologia, articulando saberes, fazeres e sentimentos; ampliar a formação de jovens na base; valorizar os conhecimentos e saberes populares construídos a partir das experiências; fortalecer a Rede de Educadores e Educadoras da ENFOC; ampliar e fortalecer os Grupos de Estudos Sindicais, acolhendo as demandas locais de formação a partir dos temas trabalhados pela ENFOC, contemplando todos os sujeitos; fortalecer o papel da formação sindical junto às Secretarias da CONTAG, Federações e sindicatos; entre outros compromissos.

Após a apresentação, os participantes também contribuíram com outras questões que não integraram a apresentação da agenda e que serão incorporadas para enriquecê-la ainda mais. A assinatura da agenda de compromissos foi testemunhada pelos secretários(as) de Formação das Federações, por toda a diretoria da CONTAG, pela Rede de Educadores e Educadoras e por todos os participantes do 4º ENAFOR.

Juraci encerrou a parte política da plenária bem emocionado, fazendo um agradecimento especial à equipe pedagógica da ENFOC. O 4º ENAFOR foi encerrado com exibição do vídeo dos melhores momentos do encontro, com muita música, poesia, emoção, e com as forças renovadas para fortalecer os processos formativos do MSTTR em todo o País.



FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico