Cumprindo seu planejamento anual e quadrienal, a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (FETAEMA), segue caminhando por todo o Estado, realizando as Plenárias Regionais de Orçamento Participativo (O.P). No último final de semana o debate aconteceu na cidade de Colinas/MA, com a presença de dirigentes dos Sindicatos da Regional do Médio Sertão.
Em nome da Diretoria da Federação, contribuíram com a Plenária de O.P, o presidente da FETAEMA, Francisco de Jesus Silva (Chico Miguel), a secretária de Finanças e Administração da Federação, Ângela Silva, o secretário de Formação e Organização Sindical, José Chateo Brian Rêgo, e o secretário de Jovens, Geová Goes.
Estamos caminhando por todo o Maranhão, para que todos os nossos 216 Sindicatos filiados contribuam com muita liberdade a cerca dos compromissos do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) com o fortalecimento da Agricultura Familiar e a Autosustentação político-financeira da estrutura sindical, ressalta o presidente da Federação, Chico Miguel.
No Médio Sertão, a pauta de debate interno seguiu a mesma agenda das outras Regionais: importância do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PDRSS) no contexto atual da Agricultura Familiar e no Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR); controle social das políticas públicas: avanços e retrocessos; a construção de um diálogo participativo sobre a realidade nacional, estadual e municipal, abordando aspectos políticos, econômicos, sociais e ambientais; e a participação e candidaturas do MSTTR nas Eleições 2020.
Em Colinas, os(as) dirigentes sindicais e os(as) agricultores e agricultoras familiares, se uniram em um grande ato em defesa da Democracia, dos direitos dos(as), agricultores(as) familiares, e por LULA LIVRE e nos braços do povo.
Nos somamos com outros companheiros(as) do Partido dos Trabalhadores e de outras legendas da esquerda brasileira, para reafirmar que a FETAEMA tem lado diante do atual cenário político que atravessa o Brasil. O nosso lado é o lado do povo, é o lado que defende os direitos dos trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares, destaca a secretária de Finanças e Administração da Federação Maranhense, Ângela Silva.
Saiba mais sobre o Orçamento Participativo da FETAEMA, na publicação da CONTAG: PRÁTICAS DE UM SINDICALISMO DE BASE, construída pela Rede de Educadores e Educadoras Populares da Escola de Formação da CONTAG (ENFOC). FONTE: Comunicação FETAEMA