Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
MARCHA DAS MARGARIDAS 2019
Atividades de Política Agrícola, Política Agrária, de Formação e Organização Sindical e a reunião da Comissão Nacional de Mulheres acontecem nessa semana em Brasília
WhatsApp

01 de Abril de 2019


César Ramos
TEMAS RELACIONADOS:
marcha das margaridas 2019

Nos dias 1 e 2 de abril, acontecem em Brasília atividades formativas nas áreas de Política Agrícola, de Política Agrária e de Formação e Organização Sindical. A Comissão Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais (CNMTR) estará reunida nesta terça-feira (2) e quarta-feira (3). Dentre o público presente, estão trabalhadores(as rurais, e dirigentes e funcionários(as) do Sistema CONTAG.

POLÍTICA AGRÍCOLA

Para capacitar represemtantes das organizações de agricultura familiar da base da CONTAG sobre as estratégias para o estabelecimento das parcerias prioritárias com foco no desenvolvimento rural sustentávelaconteceu na manhã desta segunda-feira (01), a abertura do I módulo da Oficina Nacional sobre Parcerias e Desenvolvimento Rural Sustentável, em conjunto com o Coletivo Nacional de Política Agrária e contou com a presença do secretário de Finanças e Administração, Juraci Souto, da secretária de Políticas Sociais, Edjane Rodrigues, e da secretária de Mulheres, Mazé Morais.

A programação conta também com avaliação da implementação do Plano Safra 2018 (Pronaf crédito, Pronaf Produtivo Orientado, Seguro, Ater), diálogo com a Unicafes sobre a integração de ações em 2018, construção de agenda comum com a Fazer, diálogo sobre possíveis parcerias com o movimento sindical com o foco na política agrícola, apresentação das ações do planejamento estratégico e encaminhamentos das atividades regionais e nacionais sobre cadeias produtivas, comercialização e parcerias de 2017 e 2018. Constam ainda na programação a avaliação da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), implementação do Cadastro da Agricultura Familiar (CAF), implementação e esclarecimentos sobre o CAEPF, apresentação da Cartilha sobre Rastreabilidade, avaliação e informes das principais políticas públicas para a agricultura familiar, entre outros informes e encaminhamentos.

“A nossa programação é extensa e traz temas importantes para a área da Política Agrícola. No entanto, essas informações não podem ficar só aqui. Respeitamos as peculiaridades da cada estado, mas é importante fazermos o debate e que essas informações cheguem às bases”, destacou o secretário de Política Agrícola da CONTAG, Antoninho Rovaris.



POLÍTICA AGRÁRIA

Depois da abertura conjunta, o Coletivo Nacional de Política Agrária entrou na sua programação específica da Oficina Nacional de Formação e Capacitação para Acesso a Terra e Políticas de Permanência no Campo, que tem como objetivo promover a capacitação de agricultores e agricultoras familiares sobre as alterações feitas na legislação federal a fim de que incidam nos processos de negociação de políticas de acesso a terra e permanência no campo promovendo o desenvolvimento sustentável. Logo no início da tarde, o grupo contou com a presença do representante da Coordenação de Implementação de Projetos de Crédito Fundiário, Márcio Ribeiro Silva. Foi um momento importante, onde todos e todas puderam questionar e tirar dúvidas quanto ao funcionamento do programa, principalmente por conta da mudança de governo.

A programação conta também com uma apresentação da conjuntura da situação agrária, debate sobre parcerias, sobre desafios e perspectivas para a política agrária brasileira com a apresentação de legislação e debates sobre o tema, avaliação das ações de política agrária em 2018 e planejamento para 2019, lançamento da Revista com as experiências positivas da reforma agrária, Campanha de Valorização da Reforma Agrária, entre outros assuntos.

“A nossa Oficina tem esse desafio de vencer essa programação, de realizar bons debates e aprovar encaminhamentos para o trabalho da Secretaria Política Agrária da CONTAG e das Federações. A nossa expectativa é muito boa”, ressaltou o secretário de Política Agrária da CONTAG, Elias Borges.



FORMAÇÃO E ORGANIZAÇÃO SINDICAL

Músicas, poemas e palavras compartilhadas sobre as torturas e a perseguição política contra os trabalhadores e trabalhadoras durante o período militar, instalado no Brasil após 1964 com a deposição de João Goulart, marcaram a abertura do Seminário Nacional de Aprofundamento Temático e Desenvolvimento Metodológico, que teve início na manhã desta segunda-feira (01) e vai até quarta-feira (03) de abril de 2019 em Brasília-DF.

“É preciso a gente se debruçar sobre o que significa a ditadura militar, sobretudo com um recorte específico sobre a repressão conjunta de militares e latifundiários que aconteceu no campo, onde muitos homens e mulheres do campo foram perseguidos(as) e assassinados(as) porque lutavam pelo acesso a terra e por direitos sociais. Uma reflexão que nos convida a analisarmos qual o papel da Educação Popular e a disputa política e ideológico que temos que enfrentar diante do governo federal instalado no Brasil”, pontuou o secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, Carlos Augusto Silva (Guto).

O Seminário Nacional de Aprofundamento Temático e Desenvolvimento Metodológico tem como objetivo discutir, debatere compartilhar experiências formativas e organizativas de base em diálogo com a prática dos sujeitos do campo estimulando a articulação e o fostalecimento da multiplicação criativa e atuação em rede.

O momento também abre uma análise sobre o itinerário Formativo da Escola Nacional Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC) levando em consideração a finalização do processo formativo da 7ª Turma do Curso Nacional e os desdobramentos relacionados às Oficinas de Autoformação preparatórias aos Cursos Regionais. As atividades acontecerão de abril a dezembro de 2019, onde serão discutidos ainda as Oficinas de Base a serem realizadas nos Polos/regionais das Federações.



MULHERES

Também acontece terça-feira (02) e quarta-feira (01), a reunião da Comissão Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais para tratar da Marcha das Margaridas 2019 e fazer um balanço das ações do 8 de março realizadas em todo o Brasil.

Em sua 6ª edição a Marcha das Margaridas 2019 traz como lema: “Margaridas na luta por um Brasil com soberania popular, democracia, justiça, igualdade e livre de violência”.

"A participação nas mobilizações que aconteceram em todo o Brasil durante o mês de março e nas audiências e ações estratégicas para barrar a Medida Provisória MP 871 e a "reforma" da Previdência só reafirmam a nossa luta, protagonismo político e defesa dos direitos das mulheres, da classe trabalhadora e de todos que fazem o meio rural brasileiro. Somos vários passos, somos várias vozes, somos milhares de Margaridas por todo o Brasil!", destacou a secretária de Mulheres da CONTAG e Coordenadora Geral da Marcha das Margaridas 2019, Mazé Morais.





FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi e Barack Fernandes



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico