Começa nesta quinta-feira (5) e vai até sábado, no Assentamento Cristo Rei, em Águas Belas, no Agreste Meridional de Pernambuco, o segundo módulo do 1º Curso de Formação Político-Sindical para Diretores e Diretoras de Políticas Agrária, Agrícola e Meio Ambiente dos Sindicatos filiados à Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado (FETAPE).
O encontro tem o objetivo de fortalecer os/as dirigentes dessas pastas no Movimento Sindical Rural (MSTTR), possibilitando a abordagem de temáticas estruturantes para o exercício de suas atividades, com um olhar a partir do local (assentamento) onde a conquista da terra se efetiva e onde os trabalhadores e trabalhadoras rurais se organizam para a luta em busca de outras conquistas, que podem assegurar qualidade de vida para as suas famílias.
Nesse segundo módulo, serão trabalhados o acesso a terra e os instrumentos legais dessa conquista; instrumentos legais de renegociação; Programa Garantia Safra; agroecologia e convivência com o Semiárido.
A programação prevê vários momentos de troca de saberes, e está organizada de forma a garantir uma interação dos participantes do curso com a comunidade do Assentamento Cristo Rei. A ideia é possibilitar a identificação da realidade local e a compreensão sobre como se deu o acesso à terra e como os assentados estão organizados, a partir de suas experiências de associativismo e cooperativismo.
Estão previstas, ainda, visitas de campo à agroindústria local, para que os participantes conheçam a experiência de cooperativismo com a produção de leite; e à Feira Agroecológica, Gastronômica e Cultural de Águas Belas. A realidade do município permitirá, também, que essas lideranças compreendam como se dão os apoios institucionais e como o poder público local, que é ligado aos trabalhadores e trabalhadoras, está potencializando essas ações. O curso, que é realizado pela Fetape, por meio das Diretorias de Política Agrária, Agrícola, Meio Ambiente e Organização e Formação, teve o primeiro módulo em agosto, no Assentamento Mandacaru, em Petrolina. A proposta é que o terceiro e último módulo ocorra na Zona da Mata. FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAPE