Até o final de fevereiro, 30 famílias dos Assentamentos Nova esperança e Fortaleza conquistarão o direito à água de qualidade para beber e cozinhar. Elas serão beneficiadas pelo Programa um milhão de cisternas, gerenciado pela Organização não-governamental Articulação do Semi-Árido Brasileiro (ASA).
Atendendo a um dos critérios do Programa, os moradores participaram da Capacitação - Gerenciamento de Recursos hídricos, na última sexta-feira (23), na Associação de moradores do Assentamento Mandacaru. Os participantes debateram sobre a convivência com o Semi-árido Brasileiro e aprenderam os procedimentos para captar água da chuva e mantê-la sempre limpa, adequada para o consumo humano.
De acordo com o animador de campo da ASA, Geraldo de Souza, a vida das famílias beneficiadas vai mudar bastante. "Primeiro, as famílias terão acesso à água de qualidade, através da captação direta da água da chuva. Além do armazenamento de água potável, as cisternas trazem benefícios indiretos, que são visíveis em municípios do semi-árido: aumento da freqüência escolar, diminuição dos índices de doenças provocadas pelo consumo de água contaminada e geração de emprego e renda para moradores das comunidades", disse Geraldo.
O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Petrolina é parceiro do Programa e acompanha as famílias desde o processo de capacitação à implantação das cisternas. "Petrolina é um dos municípios do estado, onde há o maior numero de cisternas na zona rural, mas ainda não atingiu todas as famílias. A implantação das cisternas nos assentamentos transformará a realidade socioeconômica da comunidade e conter o êxodo rural", ressaltou. FONTE: STTR Petrolina