Os assalariados e assalariadas rurais em Santa Catarina farão mobilização nesta quinta-feira (10) em Florianópolis. Os trabalhadores e as trabalhadoras querem que o Executivo envie ao Legislativo projeto de lei para criação do Piso Estadual de Salários. Caravanas de vários municípios vão à capital catarinense para pressionar o governo estadual e sensibilizar a sociedade.
Os representantes dos agricultores e agricultoras familiares no Estado se reuniram nesta terça-feira (7) com o governador Luiz Henrique da Silveira. Os assalariados e assalariadas reivindicam um salário mínimo estadual com valor diferenciado e superior ao nacional. O valor proposto pela categoria é R$ 524, 20.
A implementação do Piso Estadual de Salários beneficiaria cerca de 400 mil trabalhadores e trabalhadoras, segundo o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese). Os dirigentes sindicais argumentam que o piso salarial reivindicado pode ser absorvido pelo Produto Interno Bruto (PIB) catarinense. Em 2005, o PIB estadual a preço corrente foi de R$ 85.295.324. O dado é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Os Estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia, Minas Gerais, Ceará, Rio do Janeiro, Tocantins e São Paulo já praticam pisos estaduais.
Com informações da Fetaesc FONTE: Fernanda Peregrino, Agência Contag de Notícias