Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login

CONSELHO DELIBERATIVO DA CONTAG
Aprovação do orçamento e planejamento da CONTAG e avaliação positiva da Marcha das Margaridas marcam a Assembleia Geral Ordinária do Conselho Deliberativo da Confederação

25 de Novembro de 2019

Comunicação CONTAG- César Ramos
TEMAS RELACIONADOS:
conselho deliberativo da contag

Com a presença de dirigentes das 27 Federações filiadas ao Sistema Confederativo CONTAG, foi realizada nesta segunda-feira (25 de novembro), em Brasília/DF, a Assembleia Geral Ordinária do Conselho Deliberativo da Confederação. Na pauta, a previsão orçamentária para o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2020; O planejamento das atividades da CONTAG para 2020; Avaliação da Marcha das Margaridas 2019; e a mobilização e organização do 4º Festival da Juventude Rural e da 3ª Plenária Nacional da Terceira Idade e Pessoas Idosas, que acontecerão no próximo ano.

(Thaisa Daiane - secretária Geral da CONTAG)

Primeiros pontos analisados, a previsão orçamentária para o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2020 e o planejamento das atividades da CONTAG para 2020 foram aprovados pelos(as) dirigentes presentes. Um reflexo da relação de confiança estabelecida entra a CONTAG e as Federações filiadas, como destacou o secretário de Finanças e Administração da Confederação, Juraci Souto. “A CONTAG tem procurado ser cuidadosa, fazer as coisas com qualidade e transparência. Antes mesmo da realização do Conselho, já havíamos compartilhado as nossas peças da prestação de conta e previsão orçamentária com as Federações, Diretoria e Assessoria da CONTAG, e deixamos o Conselho Fiscal à vontade para questionar o que apresentamos. Essa relação de confiabilidade é fundamental”, disse.

(Juraci Souto - secretário de Finanças e Administração da CONTAG)

AVALIAÇÃO: MARCHA DAS MARGARIDAS 2019

Segundo ponto em debate, a Marcha das Margaridas 2019 foi avaliada de forma bastante positiva pelos(as) dirigentes das cinco regiões do Brasil. Motivo de emoção e de agradecimento compartilhado pela secretária de mulheres da CONTAG e coordenadora Geral da Marcha das Margaridas 2019, Mazé Morais. “Quando a marcha de 2015 terminou, já começamos a organizar essa edição de 2019. Nesses quatro anos, realizamos Encontros Estaduais, Caravanas, Audiências Públicas, Campanhas de Arrecadação, reuniões, venda de camisetas, rifas, bingos e debates dos 10 eixos políticos que culminaram em uma grande Plataforma Política sobre os desafios e direitos das mulheres... Todo esse caminhar só foi possível graças ao empenho incansável da Comissão Nacional de Mulheres da CONTAG, de todas as instâncias do nosso Sistema Confederativo(CONTAG, Federações e Sindicatos), das 16 organizações parceiras da Marcha, e principalmente das milhares de Margaridas do campo, da floresta, das águas e da cidade”, destacou.

(Mazé Morais - secretária de mulheres da CONTAG e coordenadora Geral da Marcha das Margaridas 2019)

Em sua 6º edição, a Marcha das Margaridas aconteceu nos dias 13 e 14 de agosto de 2019, com o lema: “Margaridas na luta por um Brasil com Soberania Popular, Democracia, Justiça, Igualdade e Livre de Violência”

4º FESTIVAL NACIONAL DA JUVENTUDE RURAL

A construção do 4º Festival Nacional da Juventude Rural também foi apresentada pela secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon. “Reforçamos a importância da contribuição de todas as Federações na mobilização e garantia para que os(as) jovens consigam chegar à Brasília. Nesse caminho de animação, a CONTAG já realizou três Regionais, onde a juventude debateu uma pauta de reivindicação que será entregue para os poderes Executivo e Legislativo”, compartilhou.

(Mônica Bufon - secretária de Jovens da CONTAG)

O 4º Festival Nacional da Juventude Rural acontecerá de 28 a 30 de abril de 2020, no Pavilhão do Parque da Cidade, em Brasília/DF, com o tema: Juventude Rural, a hora é agora! E o lema: Juventude na luta por democracia, soberania, respeito às diversidades, políticas públicas e sucessão rural. A expetativa da CONTAG é reunir cinco mil jovens, nos dias 28 e 29, e 10 mil jovens, em um grande ato público no dia 30 de abril.

3ª PLENÁRIA NACIONAL DA TERCEIRA IDADE

Os caminhos de animação rumo à 3ª Plenária Nacional da Terceira Idade e Pessoas Idosas também foram apresentados no Conselho. Com o tema: “Semeando Direitos, Cultivando Esperança” e o mote: “Cuidando da Terra, Alimentando o Mundo”, a 3ª Plenária reunirá cerca de mil idosos de todo o Brasil, de 17 a 19 de novembro de 2020, em Luziânia Goiás. E deve ser paritária e com a participação de no mínimo 20% de jovens. Para aprofundar mais sobre a Plenária, está marcado uma Oficina Nacional, a ser realizada de 24 a 26 de março de 2020, em Brasília/DF.

“Socializamos com todos os(as) representantes das Federações, como estamos pensando a Plenária Nacional da Terceira Idade que iremos fazer em novembro de 2020. Sei que a CONTAG, Federações e Sindicatos, se empenharão ao máximo para garantir a presença dos Idosos(as), em Luziânia. Afinal, somos maioria e mantemos ao longo dos anos, a história e a estrutura da nossa organização sindical. Vamos à luta! Vamos realizar uma grande Plenária”, ressaltou a secretária da Terceira Idade da CONTAG, Josefa Rita da Silva (Zefinha).

(Josefa Rita da Silva (Zefinha) - secretária da Terceira Idade da CONTAG)

O presidente da CONTAG, Aristides Santos, disse que foram positivas as aprovações do orçamento e planejamento da CONTAG, a avaliação da Marcha e as apresentações das informações do Festival Nacional da Juventude e da Plenária da Terceira Idade. “A nossa sensação é de dever cumprido. Aprovamos a previsão orçamentária e o planejamento das ações da CONTAG para 2020. Ainda tivemos uma excelente avaliação da Marcha das Margaridas 2019, que reuniu mais de 100 mil mulheres em Brasília, se reafirmando como nossa grande mobilização da classe trabalhadora. Temos uma plataforma política que agora vai se desdobrar nas pautas municipais, estaduais e também no Congresso Nacional. Seguimos na missão de realizarmos uma grande Plenária da Terceira Idade e o maior Festival da Juventude, com a presença de 10 mil jovens, em Brasília”, afirmou.

(Aristides Santos - presidente da CONTAG)

REUNIÃO COM PRESIDENTES DAS FEDERAÇÕES E DIRETORIA DA CONTAG

Na segunda-feira, os(as) presidentes das Federações também estiveram reunidos(as), na sede da Confederação, onde debateram e definiram sobre os principais pontos a serem discutidos no Seminário Nacional sobre Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, que vai de 26 a 27 de novembro, também na sede da CONTAG, em Brasília.

“Nós conseguimos unificar o entendimento sobre os pontos divergentes que vieram das Plenárias e dos Seminários de Atualização do PADRSS, e que serão apreciados no Seminário Nacional sobre Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. E ainda tiramos encaminhamento para realizarmos o Grito da Terra Brasil 2020”, avaliou positivamente a reunião, o presidente da CONTAG, Aristides Santos.

(Reunião com os(as) presidentes das Federações e Diretoria da CONTAG) FONTE: Comunicação CONTAG- Barack Fernandes

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02