Depois de uma década de luta dos trabalhadores da Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte, a Fazenda Pegado, no município de Santa Maria, foi destinada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para a Reforma Agrária, a partir da criação do Projeto de Assentamento Nova Esperança III, na Portaria nº 374, de 3 de janeiro de 2024, publicada na edição desta sexta-feira (5) do Diário Oficial da União (DOU).
O Assentamento, que estará sob gestão da Superintendência Regional do Incra no RN, é fruto da luta dos Sindicatos, FETARN, CONTAG, FETRAERN e todo o Movimento Sindical por mais Reforma Agrária e atenderá 40 famílias de agricultores e agricultoras.
Com a destinação da Fazenda Pegado para a Reforma Agrária, os trabalhadores da Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte conquistaram uma importante vitória, após anos de denúncia e resistência. O Assentamento Nova Esperança III representa não apenas um novo lar para as 40 famílias assentadas, mas também uma oportunidade de produzir alimentos saudáveis, gerar renda e fortalecer a economia local.
A FETARN reforça o seu compromisso na luta pela Reforma Agrária, por meio de ações de mobilização, denúncia, articulação e formação, visando a construção de um modelo de agricultura que respeite o meio ambiente, valorize a cultura e promova a cidadania.
Fonte: Assessoria de Comunicação da FETARN - Rafael Pereira.