Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
AMAZÔNIA
Apoio governamental e alerta marcam lançamento de Fórum
WhatsApp

12 de Novembro de 2007

TEMAS RELACIONADOS:
amazônia

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, compareceu à capital paraense para prestigiar o esforço dos participantes do Fórum e antecipou que 2008 será um ano desafiador para a Amazônia. Primeiro por causa da ascensão dos preços de alguns dos produtos primários agrícolas (commodities) que pressionam especialmente o chamado "arco do desmatamento" da floresta tropical. Segundo porque haverá um processo eleitoral municipal no ano que se aproxima. Historicamente, segundo a ministra, as políticas ambientais tendem a perder espaço em anos eleitorais, períodos nos quais as administrações estaduais e municipais preferem acelerar obras com maior potencial de retorno em votos.

O lançamento do Fórum, na visão de Marina, pode expressar uma nova fase de esforços no segmento ambiental. Até aqui, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) apresenta conquistas como a aplicação de um total de R$ 3 bilhões de multas pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a apreensão de 1 milhão de m³ de madeira ilegal, a criação de 20 milhões de hectares em unidades de conservação (UCs) e de 10 milhões de hectares de terras indígenas (TIs), o estabelecimento de outros 10 milhões de hectares em reservas extrativistas (Resexs), além de avanços na regularização fundiária, todas providências que constam do Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAM)."Não se pode governar apenas com ações de comando e controle [de repressão] com a ajuda da Polícia Federal, do Exército, da Força Nacional de Segurança... Essas ações são fundamentais, mas podem se esgotar", salientou a ministra. Ela disse que cogitou a elaboração de um amplo protocolo amazônico de compromissos, ainda no início de sua gestão em 2003, mas desistiu da proposta porque pareceria que o governo federal estava querendo transferir a responsabilidade da preservação florestal para outras administrações (estaduais e municipais) e para a própria sociedade.

Como sinalização dessa nova fase, a ministra anunciou que o governo está avaliando a possibilidade de destinação de reservas do Fundo Setorial do Petróleo e do Gás Natural para políticas mais propositivas na área de sustentabilidade. Composto de taxas de exploração dos recursos minerais em território nacional, o Fundo apoiaria projetos inovadores de agregação de valor aos produtos florestais como parte do Plano e da Política Nacional de Mudanças Climáticas, que devem ser lançados em breve. Em adição, Marina emendou: "Este acordo para a produção de ciência, de economia e de engenharia política que o Fórum proporciona vem em momento crucial".

As linhas de ação apresentadas na Carta de Compromisso do Fórum Amazônia Sustentável - lida pelo ator Victor Fasano, integrante do movimento de artistas Amazônia para Sempre -englobam, entre outros direcionamentos, o fortalecimento do mercado de produtos e serviços sustentáveis, a valorização do conhecimento dos povos da floresta, o estímulo ao desenvolvimento científico e tecnológico para a sustentabilidade e o fomento ao diálogo entre as organizações e redes dos países amazônicos.O Banco da Amazônia (Basa), a Federação das Organizações Indígenasdo Rio Negro (Foirn), a Fundação Avina, a Fundação Vale do Rio Doce (FVRD), o Grupo Orsa, o Grupo de Trabalho Amazônico (GTA), o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), o Instituto Ethos, o Instituto Socioambiental (ISA) e o Projeto Saúde Alegria fazem parte dacomissão organizadora do Fórum. Grandes empresas como a Alcoa eaNatura apoiaram o evento de lançamento.

Fonte: site Repórter BrasilLeia matéria na íntegra no http://www.reporterbrasil.com.br



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico