Com a presença de cerca 250 delegados (as) dos 41sindicatos de trabalhadores e trabalhadoras rurais filiados Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (FETAGRO) foi realizado na noite desta terça-feira (18), no Centro de Treinamento da Emater (Centrer), em Ouro Preto do Oeste, a abertura oficial do 6º Congresso da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (CONFETAGRO).
Compondo a mesa estavam o presidente da FETAGRO, Lázaro Dobri, a secretária de mulheres da FETAGRO, Izabel Lopes, o vice-presidente e secretário de relações internacionais da CONTAG, William Clementino, a secretária de mulheres da CONTAG, Alessandra Lunas, o delegado federal do desenvolvimento agrário, Genair Capelini, o presidente da CUT-RO Itamar Ferreira, o presidente da Base Regional Cooperativa de Crédito e Interação Solidária – Cresol, Sandro Souza da Silva, Claudinei dos Santos representando a Via Campesina, além de representantes da Conab, Ceplac e Banco da Amazônia.
O presidente da FETAGRO, Lázaro Dobri, saudou a todos, pedindo que cada delegado e delegada ali presente ajudem a construir a agricultura familiar no estado de Rondônia, construindo propostas desafiadoras interna e externamente.
Lazinho, como é conhecido, afirmou que o Congresso é de grande importância e se caracteriza um momento de reflexão. Para ele é preciso que se faça uma análise do modelo de produção aplicado no país, o qual contribui para o avanço do agronegócio e desfavorece a agricultura familiar. Mas registrou que o Movimento Sindical teve pautas e avanços importantes como a implementação dos programas Pronaf, PAA e Habitação Rural. Destacou que a Federação, em Rondônia, também alcançou algumas conquistas como o Programa de Regularização fundiária, pautado no Grito da Terra de 2006, e construído para Rondônia com a contribuição da Federação. Pontuou ainda que há muitos desafios para o fortalecimento da agricultura familiar, e portanto é precisamos ter confiança, para juntos, enfrentá-los.
O fortalecimento do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e da Agricultura familiar norteou a fala do vice-presidente da CONTAG Willian Clementino. Willian reforçou a necessidade de se fazer regularização fundiária para o desenvolvimento da agricultura familiar e de buscar garantias de políticas públicas para a categoria. Avançar na produção sustentável e combater o capitalismo “selvagem” também foram apontamentos colocados pelo dirigente. Falando em nome da Confederação, William cumprimentou a todos, desejando sucesso ao Congresso, considerando esse é um instrumento para a consolides das ações da Federação.
Alessandra Lunas, secretária de mulheres da CONTAG, destacou o protagonismo da mulher na história da Fetagro, lembrando que esta entidade, em sua fundação, foi a primeira a eleger uma mulher para a presidência. Parabenizou a entidade pela trabalho e organização das mulheres do campo no Estado.
Alessandra também colocou aos presentes a importância de se fazer uma reflexão acerca de qual é o papel da agricultura familiar no atual cenário mundial de recessão na economia e seus desafios internos e externos.
A luta pelos direitos das mulheres trabalhadoras rurais foi o ponto central do discurso da secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da FETAGRO, Izabel Lopes. Após ressaltar que este Congresso registra 55% de participação das mulheres, apontou os desafios que ainda devem ser superados, como a aprovação da paridade e autonomia das mulheres, por exemplo.
O 6º CONFETAGRO acontece até o dia 20, véspera da eleição da nova diretoria da FETAGRO
FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAGRO