Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
PARÁ
Aniversário de 79 anos do Banco da Amazônia é marcado por protestos contra a MP 1052 e por abraço simbólico na matriz em Belém.
WhatsApp

09 de Julho de 2021



TEMAS RELACIONADOS:
pará

CONTAG, FETAGRI e CUT PARÁ fortaleceram a ação

Não é de agora que a Amazônia está sendo atacada por quem deveria defendê-la. O governo Bolsonaro continua a desmontar todas as políticas públicas de proteção ambiental e de fomento regional. A última, foi a Medida provisória 1052 que reduz os recursos do fundo constitucional de 3% para 0,5% (meio) porcento. Ou seja, essa medida abre caminho para a inexistência ou privatização do BASA, visto que o banco perde sua principal função social que é o de fomentar o desenvolvimento regional.

Hoje (09.07) no aniversário do BASA, o melhor presente é continuar lutando em defesa dele, por isso, a CONTAG, A FETAGRI e a CUT Pará, vêm se somar à luta já iniciada pelo Sindicato dos Bancários do Pará e pela Associação de Empregados do Banco da Amazônia.

Para Guto Silva, Secretário de Formação e Organização da CONTAG, o momento é ampliar a mobilização: “Foi a FETAGRI, a CUT e as demais centrais sindicais que há mais de vinte anos se organizou, mobilizou a sociedade e garantiu um melhor direcionamento dos recursos dos fundos constitucionais para a agricultura familiar. Sem dúvida, foi a nossa capacidade de organização, de pressão, de mobilização que garantiu esses resultados. E essa luta precisa continuar!” E segue afirmando: “Hoje temos um presidente que não conhece a realidade da Amazônia, um Ministro da Economia que não compreende o que significa a desigualdade social na Amazônia. E como parte da sua estratégia de privatização, apresenta esta medida provisória que tem o objetivo claro de acabar com o Banco da Amazônia e de retirar os avanços e os direitos que conquistamos nos últimos trinta anos.” Finaliza Guto.

Para Angela de Jesus, Presidenta da FETAGRI Pará, o momento é de resgatar a unidade dos movimentos sociais, sindicais e populares: “A história da FETAGRI Pará se confunde com a história do Banco da Amazônia, pois em muitos momentos nós estivemos juntos, lado a lado para garantir financiamento regional para os pequenos produtores. Tenham a certeza, que no próximo dia 24 será ainda maior, com mais mobilização e mais força em defesa do BASA e de políticas públicas para a Amazônia.

Outra grande entidade que apontou caminhos foi a CUT Pará, representada por Jango, Secretário de Finanças da central: “Hoje é difícil você entender uma tentativa de privatização deste tipo, pois o banco da Amazônia ajuda os pequenos produtores da agricultura familiar que são as pessoas que colocam comida na mesa dos brasileiros e brasileiras, que colocam comida nas feiras, nas escolas, enquanto o agronegócio apenas exporta, manda pra fora. Nós estamos solidários aos funcionários e funcionárias do Banco da Amazônia e não vamos deixar que isso aconteça. Viva os 79 anos do Banco da Amazônia! Que venham mais 79 anos!”, finaliza Jango.

Participaram do abraço simbólico cerca de cinquenta pessoas, entre funcionários e movimentos parceiros, que terminou com um animado “parabéns pra você” com direito a bolo e aplausos para a resistência amazônida.

FONTE: Comunicação Fetagri-PA - Bruno Leão



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico