Continua até quinta-feira (19), em São José de Ribamar/MA, a Assembleia Ordinária e Extraordinária do Conselho Deliberativo da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Maranhão (FETAEMA) de 2019, com a presença de 400 delegados(as) sindicais de mais de 140 Sindicatos filiados à Federação.
Nessa terça-feira (17) primeiro dia do Conselho da FETAEMA após a composição da mesa com a Diretoria da Federação e as leituras do edital de convocação e da ata do conselho anterior foi realizado um painel de análise do atual momento político que atravessa o Brasil e o Maranhão com um olhar sobre os(as) trabalhadores e trabalhadoras rurais, coordenado pelo presidente da FETAEMA, Francisco de Jesus Silva (Chico Miguel), e contribuições do secretário Estadual da Agricultura Familiar (SAF), Júlio Mendonça, do deputado estadual, Adelmo Soares, da Diretoria da CUT/MA, Adriana Oliveira, da vice-presidenta da CTB/MA, Benedita Conceição e da secretária de Mulheres da Federação maranhense, Ligia Daiane.
Neste Conselho somos convidados enquanto FETAEMA e Movimento Sindical a repensarmos nosso caminho de luta e resistência em defesa dos interesses dos trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares. Por isso é fundamental a fala e a intervenção de cada delegado(a) aqui presente, pois só de forma coletiva e participativa seguiremos nossa caminhada em defesa: dos direitos e políticas públicas para o campo, de candidaturas orgânicas que tenham compromisso com a pauta dos(as) rurais e com a implementação do nosso projeto político: Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS), destacou o presidente da FETAEMA, Chico Miguel.
Defesa dos interesses dos(as) rurais que deve ter a participação efetiva das mulheres e de todos os sujeitos do campo. Foi o que afirmou a secretária de Mulheres da Federação, Ligia Daiane. Fazemos um movimento sindical forte com a participação de todos os sujeitos da agricultura familiar, com as mulheres, os(as) jovens e a terceira idade. Na Marcha das Margaridas 2019, maior ação de massa realizada pelo Sistema CONTAG, levamos a Brasília, a maior Delegação do Brasil, mostrando que quando a gente tem organização, mobilização e animação diante da luta, a gente consegue, ressaltou Ligia Daiane.
As queimadas na Amazônia, o assassinato de indígenas e o combate aos agrotóxicos foram alguns dos temas abordados na fala da secretária de Meio Ambiente da CONTAG e da CTB/Nacional, Rosmarí Malheiros. O atual momento político que atravessamos não está fácil. Temos um recente golpe que tirou a presidente Dilma Rousseff, a prisão política do ex-presidente Lula, a retirada de direitos com o Temer, a exemplo da reforma trabalhista, e um atual governo federal (Bolsonaro) ultraliberal que tenta desqualificar a luta sindical e enquadrar a agricultura familiar e patronal como se fosse uma única coisa. Um governo insensível às queimadas na Amazônia e a morte de dezenas de indígenas em todo o Brasil. No Maranhão em menos de dois meses já mataram quatro Guajajaras. Diante de tantos retrocessos, nos cabe prosseguir na luta pela proteção humana e do meio ambiente. implementando a Política Nacional de Redução de Agrotóxicos (PNaRA), a Campanha Nacional em Defesa do Cerrado, a defesa da Água como um Direito de todos(as)..., pontuou a representante da CONTAG.
Nesse caminho de luta pelos interesses dos povos do campo, da floresta e das águas, o deputado Adelmo Soares apontou a importância da participação da FETAEMA nas eleições 2020.
A FETAEMA precisa está ainda mais presente nas eleições municipais, desde suas delegacias sindicais de base nos povoados, nos municípios e em todo o Estado, para fazermos um grande sistema político que ajudará elegermos candidatos(as) que defenderão a pauta dos agricultores e agricultoras familiares, destacou o parlamentar maranhense.
O secretário Estadual da Agricultura Familiar do Maranhão, Júlio Mendonça, destacou a importância das parcerias firmadas entre o Estado do Maranhão e a FETAEMA, a exemplo do Programa Tarifa Rural, que dá desconto de até 30% na conta de energia em imóvel de área rural, e da Campanha de Vacinação contra Aftosa, que estão em debate durante o Conselho, como importantes acordos para o fortalecimento da Agricultura Familiar. São essenciais essas parcerias. A FETAEMA orginalmente foi responsável pela criação da SAF, então é justo buscarmos nossas origens para o fortalecimento da nossa missão. Por isso esperamos que 2020 seja bem melhor que 2019, e a gente tem clareza que a FETAEMA é fundamental nessa construção, afirmou o Júlio Mendonça.
LANÇAMENTO DO 4º FESTIVAL NACIONAL DA JUVENTUDE RURAL
A noite do primeiro dia do Conselho Deliberativo da FETAEMA foi marcada pelo Lançamento do 4º Festival Nacional da Juventude Rural, que acontecerá em 2020, em Brasília/DF, com o tema: Juventude Rural, a hora é agora! E o lema: Juventude na luta por democracia, soberania, respeito as diversidades, políticas públicas e sucessão rural.
Por meio do Lançamento do 4º Festival Nacional da Juventude Rural, no Maranhão, afirmamos que a juventude mais uma vez está na luta por um Brasil democrático, com justiça, liberdade e soberania popular. Seguiremos firmes e reafirmando o nosso protagonismo e a defesa dos direitos dos e das jovens do campo brasileiro e maranhense. Nossa expectativa é levar à Brasília cerca de 500 jovens de todo o Maranhão, disse emocionado o secretário de Juventude Rural da FETAEMA, Geova Góes.
O momento também foi marcado por um resgate da participação da Federação do Maranhão em todos os Festivais Nacionais da Juventude Rural e homenagens a lideranças sindicais que contribuíram com Festivais anteriores, como a atual secretária de Finanças e Administração da FETAEMA, Angela Silva e o presidente da Federação, Chico Miguel.
Uma mesa política composta por representantes da FETAEMA, do Governo do Estado e das Centrais Sindicais encerrou o momento do Lançamento do 4º Festival, no Maranhão.
Das falas políticas vieram muitos compromissos para possibilitar a ida dos(as) jovens maranhenses ao 4º Festival e pela implementação de políticas públicas específicas para essa geração do campo. Enquanto Estado do Maranhão fortaleceremos a ida da delegação do Maranhão ao 4º Festival assim como fizemos na Marcha das Margaridas 2019, pontuou o secretário da SAF, Júlio Mendonça.
Além de reconhecer a grandeza do Festival Nacional da Juventude Rural, a secretária de Juventude do Estado do Maranhão, Tatiana Pereira, destacou a necessidade de retomar o Plano de Sucessão Rural no Maranhão e anunciou o Programa Cartão Transporte Universitário. E encerrou sua fala chamando a juventude para ocupar seu lugar na luta: Se a gente não está nos espaços políticos, alguém falará por nós!, pontuou.
2º DIA
Na manhã deste segundo dia (18) do Conselho da FETAEMA, acontece a apresentação e debate sobre a proposta orçamentária da FETAEMA para 2020.
A programação do 2º dia continua com avaliação da Marcha das Margaridas 2019, onde foi confirmado pelas Comissões de Mulheres e dos(as) Jovens Rurais e respaldado pelos 400 delegados presentes no Conselho, o apoio à candidatura da atual secretária de Finanças e Administração da Federação, Ângela Silva, para ser a presidenta da FETAEMA (gestão 2020 - 2024).
FONTE: Comunicação CONTAG- Barack Fernandes