Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
MARANHÃO
Análise do atual cenário político do Brasil e o lançamento do 4º Festival Nacional da Juventude Rural são momentos fortes do Conselho Deliberativo da FETAEMA
WhatsApp

18 de Dezembro de 2019



TEMAS RELACIONADOS:
maranhão

Continua até quinta-feira (19), em São José de Ribamar/MA, a Assembleia Ordinária e Extraordinária do Conselho Deliberativo da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Maranhão (FETAEMA) de 2019, com a presença de 400 delegados(as) sindicais de mais de 140 Sindicatos filiados à Federação.

Nessa terça-feira (17) primeiro dia do Conselho da FETAEMA após a composição da mesa com a Diretoria da Federação e as leituras do edital de convocação e da ata do conselho anterior foi realizado um painel de análise do atual momento político que atravessa o Brasil e o Maranhão com um olhar sobre os(as) trabalhadores e trabalhadoras rurais, coordenado pelo presidente da FETAEMA, Francisco de Jesus Silva (Chico Miguel), e contribuições do secretário Estadual da Agricultura Familiar (SAF), Júlio Mendonça, do deputado estadual, Adelmo Soares, da Diretoria da CUT/MA, Adriana Oliveira, da vice-presidenta da CTB/MA, Benedita Conceição e da secretária de Mulheres da Federação maranhense, Ligia Daiane.

“Neste Conselho somos convidados enquanto FETAEMA e Movimento Sindical a repensarmos nosso caminho de luta e resistência em defesa dos interesses dos trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares. Por isso é fundamental a fala e a intervenção de cada delegado(a) aqui presente, pois só de forma coletiva e participativa seguiremos nossa caminhada em defesa: dos direitos e políticas públicas para o campo, de candidaturas orgânicas que tenham compromisso com a pauta dos(as) rurais e com a implementação do nosso projeto político: Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS)”, destacou o presidente da FETAEMA, Chico Miguel.

Defesa dos interesses dos(as) rurais que deve ter a participação efetiva das mulheres e de todos os sujeitos do campo. Foi o que afirmou a secretária de Mulheres da Federação, Ligia Daiane. “Fazemos um movimento sindical forte com a participação de todos os sujeitos da agricultura familiar, com as mulheres, os(as) jovens e a terceira idade. Na Marcha das Margaridas 2019, maior ação de massa realizada pelo Sistema CONTAG, levamos a Brasília, a maior Delegação do Brasil, mostrando que quando a gente tem organização, mobilização e animação diante da luta, a gente consegue”, ressaltou Ligia Daiane.

As queimadas na Amazônia, o assassinato de indígenas e o combate aos agrotóxicos foram alguns dos temas abordados na fala da secretária de Meio Ambiente da CONTAG e da CTB/Nacional, Rosmarí Malheiros. “O atual momento político que atravessamos não está fácil. Temos um recente golpe que tirou a presidente Dilma Rousseff, a prisão política do ex-presidente Lula, a retirada de direitos com o Temer, a exemplo da reforma trabalhista, e um atual governo federal (Bolsonaro) ultraliberal que tenta desqualificar a luta sindical e enquadrar a agricultura familiar e patronal como se fosse uma única coisa. Um governo insensível às queimadas na Amazônia e a morte de dezenas de indígenas em todo o Brasil. No Maranhão em menos de dois meses já mataram quatro Guajajaras. Diante de tantos retrocessos, nos cabe prosseguir na luta pela proteção humana e do meio ambiente. implementando a Política Nacional de Redução de Agrotóxicos (PNaRA), a Campanha Nacional em Defesa do Cerrado, a defesa da Água como um Direito de todos(as)...”, pontuou a representante da CONTAG.

Nesse caminho de luta pelos interesses dos povos do campo, da floresta e das águas, o deputado Adelmo Soares apontou a importância da participação da FETAEMA nas eleições 2020.

“A FETAEMA precisa está ainda mais presente nas eleições municipais, desde suas delegacias sindicais de base nos povoados, nos municípios e em todo o Estado, para fazermos um grande sistema político que ajudará elegermos candidatos(as) que defenderão a pauta dos agricultores e agricultoras familiares”, destacou o parlamentar maranhense.

O secretário Estadual da Agricultura Familiar do Maranhão, Júlio Mendonça, destacou a importância das parcerias firmadas entre o Estado do Maranhão e a FETAEMA, a exemplo do Programa Tarifa Rural, que dá desconto de até 30% na conta de energia em imóvel de área rural, e da Campanha de Vacinação contra Aftosa, que estão em debate durante o Conselho, como importantes acordos para o fortalecimento da Agricultura Familiar. “São essenciais essas parcerias. A FETAEMA orginalmente foi responsável pela criação da SAF, então é justo buscarmos nossas origens para o fortalecimento da nossa missão. Por isso esperamos que 2020 seja bem melhor que 2019, e a gente tem clareza que a FETAEMA é fundamental nessa construção”, afirmou o Júlio Mendonça.

LANÇAMENTO DO 4º FESTIVAL NACIONAL DA JUVENTUDE RURAL

A noite do primeiro dia do Conselho Deliberativo da FETAEMA foi marcada pelo Lançamento do 4º Festival Nacional da Juventude Rural, que acontecerá em 2020, em Brasília/DF, com o tema: Juventude Rural, a hora é agora! E o lema: Juventude na luta por democracia, soberania, respeito as diversidades, políticas públicas e sucessão rural.

“Por meio do Lançamento do 4º Festival Nacional da Juventude Rural, no Maranhão, afirmamos que a juventude mais uma vez está na luta por um Brasil democrático, com justiça, liberdade e soberania popular. Seguiremos firmes e reafirmando o nosso protagonismo e a defesa dos direitos dos e das jovens do campo brasileiro e maranhense. Nossa expectativa é levar à Brasília cerca de 500 jovens de todo o Maranhão”, disse emocionado o secretário de Juventude Rural da FETAEMA, Geova Góes.

O momento também foi marcado por um resgate da participação da Federação do Maranhão em todos os Festivais Nacionais da Juventude Rural e homenagens a lideranças sindicais que contribuíram com Festivais anteriores, como a atual secretária de Finanças e Administração da FETAEMA, Angela Silva e o presidente da Federação, Chico Miguel.

Uma mesa política composta por representantes da FETAEMA, do Governo do Estado e das Centrais Sindicais encerrou o momento do Lançamento do 4º Festival, no Maranhão.

Das falas políticas vieram muitos compromissos para possibilitar a ida dos(as) jovens maranhenses ao 4º Festival e pela implementação de políticas públicas específicas para essa geração do campo. “Enquanto Estado do Maranhão fortaleceremos a ida da delegação do Maranhão ao 4º Festival assim como fizemos na Marcha das Margaridas 2019”, pontuou o secretário da SAF, Júlio Mendonça.

Além de reconhecer a grandeza do Festival Nacional da Juventude Rural, a secretária de Juventude do Estado do Maranhão, Tatiana Pereira, destacou a necessidade de retomar o Plano de Sucessão Rural no Maranhão e anunciou o Programa Cartão Transporte Universitário. E encerrou sua fala chamando a juventude para ocupar seu lugar na luta: “Se a gente não está nos espaços políticos, alguém falará por nós!”, pontuou.

2º DIA

Na manhã deste segundo dia (18) do Conselho da FETAEMA, acontece a apresentação e debate sobre a proposta orçamentária da FETAEMA para 2020.

A programação do 2º dia continua com avaliação da Marcha das Margaridas 2019, onde foi confirmado pelas Comissões de Mulheres e dos(as) Jovens Rurais e respaldado pelos 400 delegados presentes no Conselho, o apoio à candidatura da atual secretária de Finanças e Administração da Federação, Ângela Silva, para ser a presidenta da FETAEMA (gestão 2020 - 2024).

FONTE: Comunicação CONTAG- Barack Fernandes



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico