Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
MDA
Amigo de Lula critica escolha de ministro do Desenvolvimento Agrário
WhatsApp

31 de Março de 2007

TEMAS RELACIONADOS:
mda

Eduardo Scolese

da Folha de S.Paulo, em Brasília

No comando da principal entidade sindical de trabalhadores rurais, a Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura), Manoel José dos Santos disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, seu amigo pessoal, errou ao efetivar Guilherme Cassel (PT-RS) no Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Em entrevista ontem à Folha, Mané de Serra [Talhada], como é conhecido, disse que Lula, ao escolher Cassel, privilegiou os interesses partidários em detrimento de temas como a reforma agrária e a agricultura familiar. "Deveria ter sido outro ministro", disse.

Ele também criticou a gestão da tendência petista DS (Democracia Socialista) na pasta, entre 2003 e março de 2006 com Miguel Rossetto e, a partir disso, com Cassel. Criada em 1963, espalhada em todos os Estados e filiada à CUT, a Contag representa cerca de 15 milhões de trabalhadores rurais, em pouco mais de 3.500 sindicatos.

Folha - O que o sr. achou da permanência de Guilherme Cassel?

Manoel José dos Santos - Não nos agradou o tratamento que foi dado pelo presidente ao ministério. Nesses quatro anos que convivemos com a DS [Democracia Socialista] no ministério, achamos que muita coisa poderia ter sido diferente. Por exemplo, deveria haver muito mais articulação entre as secretarias [do ministério] e o Incra.

Folha - Qual é a crítica em relação à DS no ministério?

Santos - O gestor público tem que ser alguém com o máximo de imparcialidade, que coloque o serviço público em primeiro lugar. Tivemos muitos encaminhamentos dados no gabinete do ministério em que eram mais priorizados os interesses da força política [no caso, a DS] do que os dos trabalhadores.

Folha - O governo colocou o ministério em segundo plano?

Santos - Acabou sendo o último ministério a ser definido. As contribuições que foram apresentadas pela Contag [ao Planalto] não foram levadas em conta. Ficamos sabendo da definição pela imprensa. O problema não é o nome, e sim a continuidade de uma política. Ao continuar o mesmo grupo político [DS], acho muito difícil que haja uma alteração significativa que responda à expectativa dos trabalhadores.

Folha - E o presidente Lula?

Santos - Ele não precisava ter demorado tanto tempo para simplesmente anunciar a continuidade do que já vinha sendo o ministério. Se ele tivesse decidido em janeiro, a gente teria ganhado três meses em discussões e encaminhamentos. Demorou. E também o critério que prevaleceu foi apenas o de arranjo interno do partido, o que não resolve os problemas do ministério. Deveria ter sido outro ministro.

FOLHA - Essa confirmação do Cassel, sem o apoio de movimentos como a Contag e o MST pode acirrar o clima de tensão no campo?

Santos- Pode causar, sim [um acirramento], se efetivamente as ações que precisam ser feitas não avançarem. Se isso acontecer, o conjunto dos movimentos vai ter que reagir.

Cassel afirma que não comentará opinião da Contag

Procurado ontem pela Folha, o ministro Guilherme Cassel (PT-RS) preferiu não comentar a crítica da Contag de que a DS (Democracia Socialista) prioriza ações da tendência do PT diante de programas das pastas.

"Não gosto de comentar opinião. Falo sobre temas que interessam, agricultura familiar, crédito, seguro, reforma agrária. Essas coisas interessam aos agricultores. Nessas coisas nós temos uma gestão que fez e que fez muito", disse. "Os outros temas são temas da política, para ser tratado num ambiente da política", completou.

Sobre avaliação do presidente da Contag, Manoel José dos Santos, de que o Ministério da Agricultura pode ganhar eventual queda-de-braço com o Desenvolvimento Agrário sobre os índices de produtividade, disse:

"Eu acho um erro pensar os interesses da agricultura familiar e da reforma agrária a partir de uma posição do Ministério da Agricultura (...) O tema dos índices de produtividade será uma decisão política do presidente. Todos os ministros são subordinados ao presidente".





WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico