A melhoria no atendimento à saúde das mulheres, o combate à violência, mais acesso ao crédito rural e a criação da Secretaria Estadual da Mulher são algumas das questões que o Amazonas vai recolocar em pauta durante a Jornada das Margaridas no estado. A Comissão Estadual de Mulheres da Fetagri/AM planeja realizar um dia de atividades em memória aos 25 anos de falecimento de Margarida Alves. A mobilização nacional ocorrerá em Brasília no período de 11 a 15 de agosto.
O dia da manifestação no Amazonas ainda será definido, segundo informações da presidente da federação e titular da Comissão de Mulheres, Izete Rodrigues. "Queremos fazer a manifestação em Manaus logo após o dia 15 de agosto. E queremos homenagear não só Margarida Alves, mas outras mulheres que morreram na luta pelo campo, como a irmã Dorothy Stang e Sebastiana Nascimento", diz.
Assassinada há 12 anos, Sebastiana Nascimento era presidente do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Novo Aripuanã, município a 115 quilômetros da capital Manaus. A freira Dorothy Stang defendia a reforma agrária e atuava em defesa de trabalhadores rurais no Pará quando foi assassinada em 2005.
Izete Rodrigues explica que desde a Marcha Eestadual das Margaridas, realizada em agosto passado, alguns pontos da pauta tiveram avanço, como o aperfeiçoamento do Conselho Estadual da Mulher, criado pelo governo estadual, e da 1ª Vara Cível da Mulher, criada este ano. Outros pontos não se concretizaram, como a melhoria no atendimento à saúde e a criação de uma secretaria estadual da mulher.
O combate à violência será outra prioridade da mobilização das mulheres no estado. No interior, a Fetagri/AM fará divulgação da Lei Maria da Penha nos sindicatos. "É preciso estimular maior conscientização sobre a lei nas delegacias, com os policiais e com os próprios governantes", reforça a dirigente.
Ela explica ainda que durante a Jornada das Margarida, a federação vai mobilizar as mulheres em torno das eleições municipais de outubro e apoiar a candidatura das dirigentes sindicais que concorrem a cargos de vereador e vice-prefeito no estado. FONTE: Ciléia Pontes