A conferência sobre Educação e Desenvolvimento Rural Sustentável deu início ao segundo momento das atividades do 1º Festival Nacional da Juventude Rural. A secretária de Políticas Sociais da Contag, Alessandra Lunas, mediadora do debate, disse que refletir sobre a e educação no meio rural é construir políticas de educação priorizando o futuro da agricultura familiar. "Se essa educação não servir para fortalecer o nosso campo nós vamos continuar sofrendo o processo do êxodo rural", enfatizou.
A realidade atual do campo foi a principal temática abordada pelo secretário do Desenvolvimento Territorial, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Humberto Oliveira. "Nós temos que estimular a juventude a viver no meio rural. Deve ser um ambiente que atraia o jovem", explicou.
A interação da mesa mobilizou a juventude rural e apresentou medidas e políticas em desenvolvimento que promoverão a melhoria da educação. Para o presidente da Contag, Manoel dos Santos, os valores culturais devem ser resgatados e é preciso a conscientização de que todos somos iguais.
A mesa contou com a participação ainda do secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD), do Ministério da Educação (MEC), Ricardo Henriques; a professora do Departamento de Educação da Universidade de Brasília (UnB) e mestre em educação do campo, Maria do Socorro Silva, e o representante da juventude do campo, Fábio Menezes.
Fonte: Natália Caixeta, Universidade Católica de Brasília com Agência Contag de Notícias