A CONTAG e as Federações estão indo aos municípios em todos os estados brasileiros para debater com dirigentes e agricultores familiares a ação e prática sindical necessárias diante do novo cenário político e econômico e seus desafios. O objetivo das 116 oficinas de base é planejar ações para o desenvolvimento rural sustentável e solidário, além de olhar o campo, criar ações para melhorar a vida de agricultores(as) familiares.
Em Alagoas, CONTAG e FETAG-AL receberam em Arapiraca (AL), nos dias 29 a 30 de outubro, mais de 100 lideranças dos polos Agreste Sul e Xucurús para realizar a reflexão sobre os polo que representam. A CONTAG foi representada pela secretária de políticas sociais, Edjane Rodrigues.
No Rio Grande do Sul, a oficina no município de Encantado (RS) foi realizada no dia 30 de outubro, com a participação do vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Alberto Broch. Nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, foi realiza em Porto Alegre a 7ª e última oficina e base no estado gaúcho, com a participação do secretário de Política Agrícola, Antoninho Rovaris.
Na Bahia, a oficina foi realizada nos dias 29 a 31 de outubro no município de Tucano, reunindo cerca de 100 dirigentes sindicais que representaram 47 sindicatos dos Polos Mandacaru e Sisal. Foi a 7ª oficina de base do estado. A CONTAG foi representada pela secretária Geral, Thaisa Daiane Silva e secretária da Terceira Idade, Josefa Rita da Silva, além dos Assessores Evandro Morello e Gilberto Silva. FONTE: Assessorias da FETAG-AL, da comunicação da FETAG-RS e da regional Nordeste da CONTAG, Gilberto Silva