O Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a Prefeitura Municipal e a Câmara de Vereadores de Moreira Sales, no Paraná, com o apoio do Instituto Emater, prestaram no dia 20/10, uma merecida homenagem aos agricultores e agricultoras familiares, para comemorar o Ano Internacional da Agricultura Familiar, Campesina e Indígena (AIAF/CI). O Ano foi decretado pela ONU e teve a CONTAG e o MDA, juntamente com outras organizações, como articuladores de uma campanha iniciada em 2008 para que a categoria pudesse ter o reconhecimento mundial.
“Quando o sindicato tomou a iniciativa de propor à Câmara de Vereadores e a Prefeitura Municipal esta homenagem, tínhamos em mente render nossos agradecimentos àqueles que passam a vida no campo, plantando e colhendo, sob sol ou chuva, com a mão na terra, suor no rosto e fé no coração”, comentou Regina Barbato, presidente do STR.
As homenagens foram iniciadas com uma missa em ação de graças com a presença de 175 agricultores. Logo em seguida foi entregue o Memorial da Agricultura Familiar, localizado na praça da Igreja Matriz, e depois foi entregue a Moção de Aplausos de autoria do Presidente da Câmara - Rafael Brito do Prado e aprovada por todos os vereadores ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais, finalizando a festa com um coquetel de confraternização.
Em sua fala o prefeito Luiz Volpato disse que os agricultores familiares são uma parte importante da solução por um mundo livre da pobreza e da fome e eles são os principais produtores dos alimentos consumidos diariamente em nossas refeições.
Estiveram presentes no evento: o prefeito Luiz Volpato, o presidente da Câmara Rafael Brito do Prado, a presidente do sindicato Regina Barbato, o delegado sindical da Fetaep Marcio Serenini, o coordenador regional do Instituto Emater SandroAlbrecht, a gerente do Banco do Brasil Célia Izelli, Márcio Perin, o técnico local da Emater, além de dirigentes sindicais dos STRs de Boa Esperança, Barbosa Ferraz, São Tomé e assessor da Fetaep/Emater da região de Umuarama, Eder de Oliveira, e a assessora regional Solange Santos.
O grande desafio do movimento sindical rural para os próximos anos, representado pela CONTAG/Fetags e STTRs, através de articulação com o Governo Federal é facilitar o acesso a terra, água e outros recursos naturais e implementar políticas públicas específicas para os agricultores familiares, para que possam ter trabalho e renda digna. FONTE: Assessoria Regional FETAEP/Emater - Solange Santos