Conhecer um pouco mais sobre o Programa de Crédito Fundiário (PNCF), os procedimentos para renegociação e individualização das dívidas e questões ligadas a ATER, esses foram os temas trazidos pelos agricultores familiares do Crédito Fundiário para o Seminário de PNCF ocorrido ontem (09/05) em Quixeramobim (CE).
O evento, organizado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do CE (FETRAECE) e Unidade Técnica Estadual (UTE), propiciou aos agricultores um extenso debate com representantes dos Governos Federal e Estadual, FETRAECE, BNB, EMATECE e Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais. Ao final, dúvidas foram sanadas e alguns encaminhamentos pactuados entre os beneficiários e as entidades participantes.
O sucesso do Seminário resultou na preparação de um encontro ainda maior, que contemple agricultores do Credito Fundiário e Cédula da Terra de mais quatro municípios do sertão central cearense. O evento irá permitir a ampliação das discussões e o monitoramento das propostas que foram acordadas neste.
Para Antonio Ferreira, beneficiário da associação de Cruchatú, o seminário foi muito esclarecedor. “Cheguei aqui achando que ia perder a terra e saio daqui sabendo que posso renegociar e individualizar a dívida.. Isso é muito importante pra nós. Ficamos contentes com essa possibilidade.”
O secretário de Reordenamento Agrário, Adhemar Almeida, que participou de todas as discussões, ressaltou a importância de eventos como este. “Só ouvindo o beneficiário é conseguimos perceber as dificuldades de cada região. É com base no relato dos agricultores do Crédito Fundiário que vamos buscar soluções e medidas que possam ajudá-los na execução do Programa.”
Almeida ainda apresentou aos participantes as medidas de combate à seca para municípios em estado de emergência ou de calamidade pública, aprovadas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário. São elas: a linha de Crédito Emergencial para Seca, o Bolsa Estiagem, a antecipação do Garantia Safra e o fornecimento de milho para o consumo animal. FONTE: Assessoria de Comunicação SRA/MDA