A Fetaesc começou a capacitar lideranças sindicais, técnicos e agricultores familiares na criação de cooperativas. O objetivo é ajudar aos trabalhadores rurais a se apropriar das várias etapas da cadeia produtiva.
O presidente da Federação, Hilário Gottselig, diz que a idéia é fortalecer o homem e a mulher do campo. "Queremos criar cooperativas que ajudem o agricultor na obtenção do crédito, aquisição de insumos, geração de lucro pela agregação de valor e apoio na comercialização. Tudo isso para eliminar os intermediários que reduzem os ganhos dos produtores".
Gottselig explica que o treinamento ajudará aos agricultores a reduzirem custos e ter mais conhecimento dos processos da cadeia produtiva. A proposta de cooperativismo da Fetaesc também prevê a regularidade no fornecimento, variedade de produtos e ainda o estabelecimento de marca associadas a valores como saúde, sabor e raízes. "O objetivo é valorizar a produção e cultura local", assinala Gottselig.
A Federação tem 23 cursos de associativismo e cooperativismo, aplicados em três etapas até dezembro. Na primeira etapa, realizada nos dias 13 e 14 de outubro em São José, foi feita a capacitação das lideranças e técnicos que serão os fomentadores da proposta nas bases. Foram treinadas 30 pessoas.
Na segunda etapa, a Fetaesc e os participantes capacitados nesta semana farão debates nas microrregiões sindicais sobre a criação de cooperativas singulares. Essas associações serão fundadas na terceira fase. A capacitação conta com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). FONTE: Fetaesc