Está em curso na cidade de Carpina (PE) a Jornada Temática de Organização da Produção e Meio Ambiente. O evento começou ontem (05) e seguirá até sexta-feira (08) e conta com 80 participantes entre representantes das FETAGs e STTRs de Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe, além de representantes da UNICAFES de Pernambuco e Alagoas.
A programação inclui painéis onde os principais temas relacionados a Organização da Produção e Meio Ambiente serão discutidos por especialistas na áreas. Ontem, o primeiro painel foi o de Contextualização do rural brasileiro e implicações no MSTTR, no qual o professor da Universidade de Pernambuco Jan Bitoun apresentou resultados da pesquisa "Repensando o conceito de ruralidade no Brasil: implicações para as políticas públicas".
No segundo painel representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário e da CONTAG falaram sobre A Política de Desenvolvimento Territorial e o PADRSS e em seguida houve espaço para o debate do tema. Hoje (06) pela manhã acontece o terceiro painel, sobre Mudanças na Organização Produtiva e a Crescente Demanda Ambiental, no qual será debatido o desenvolvimento territorial e seus reflexos para a agricultura familiar a partir das políticas públicas para a organização da produção e as questões ambientais.
Durante a tarde de hoje serão realizadas duas Mesas de discussão. Na primeira o assunto será O Papel da Pesquisa Agropecuária no Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar e a Política da Territorialidade. Um representante da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que tem como objetivo promover o debate sobre a importância e o papel da instituição de pesquisa, para promover a aproximação do seu foco de pesquisa com a demanda e a realidade da agricultura familiar nos territórios.
A segunda Mesa tratará sobre a Política do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) no Desenvolvimento da Agricultura Familiar, no âmbito da Política da Territorialidade, na qual um representante do MPA promoverá o debate sobre a importância e o papel do ministério, para promover a transformação da realidade da agricultura familiar nos territórios.
Amanhã (07) o dia começará com a terceira Mesa, sobre a parceria MSTTR e UNICAFES - proposta de atuação nos territórios dos Estados/Região. A quinta-feira também será o dia de Planejamento da estratégia de atuação Regional, quando os participantes vão mapear e qualificar as organizações (associações, cooperativas, sindicatos, Oscips, etc.) da agricultora familiar e levantar principais desafios e oportunidades na atuação territorial e construir estratégias de atuação conjunta para superar desafios e fortalecimento da agricultura familiar.
O último dia (08) será dedicado à Construção de agenda de compromissos Estadual/Regional, com o objetivo de potencializar a atuação do MSTTR e parceiros nos Territórios, construindo uma agenda de atuação conjunta focando a organização da produção da agricultura familiar e meio ambiente. FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Lívia Barreto