Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
POLÍTICA AGRÍCOLA
Acontece em Pernambuco a Jornada Temática de Organização da Produção e Meio Ambiente
WhatsApp

06 de Maio de 2015


Ronaldo Ramos
TEMAS RELACIONADOS:
política agrícola

Está em curso na cidade de Carpina (PE) a Jornada Temática de Organização da Produção e Meio Ambiente. O evento começou ontem (05) e seguirá até sexta-feira (08) e conta com 80 participantes entre representantes das FETAGs e STTRs de Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe, além de representantes da UNICAFES de Pernambuco e Alagoas.

A programação inclui painéis onde os principais temas relacionados a Organização da Produção e Meio Ambiente serão discutidos por especialistas na áreas. Ontem, o primeiro painel foi o de Contextualização do rural brasileiro e implicações no MSTTR, no qual o professor da Universidade de Pernambuco Jan Bitoun apresentou resultados da pesquisa "Repensando o conceito de ruralidade no Brasil: implicações para as políticas públicas".

No segundo painel representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário e da CONTAG falaram sobre A Política de Desenvolvimento Territorial e o PADRSS e em seguida houve espaço para o debate do tema. Hoje (06) pela manhã acontece o terceiro painel, sobre Mudanças na Organização Produtiva e a Crescente Demanda Ambiental, no qual será debatido o desenvolvimento territorial e seus reflexos para a agricultura familiar a partir das políticas públicas para a organização da produção e as questões ambientais.

Durante a tarde de hoje serão realizadas duas Mesas de discussão. Na primeira o assunto será O Papel da Pesquisa Agropecuária no Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar e a Política da Territorialidade. Um representante da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que tem como objetivo promover o debate sobre a importância e o papel da instituição de pesquisa, para promover a aproximação do seu foco de pesquisa com a demanda e a realidade da agricultura familiar nos territórios.

A segunda Mesa tratará sobre a Política do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) no Desenvolvimento da Agricultura Familiar, no âmbito da Política da Territorialidade, na qual um representante do MPA promoverá o debate sobre a importância e o papel do ministério, para promover a transformação da realidade da agricultura familiar nos territórios.

Amanhã (07) o dia começará com a terceira Mesa, sobre a parceria MSTTR e UNICAFES - proposta de atuação nos territórios dos Estados/Região. A quinta-feira também será o dia de Planejamento da estratégia de atuação Regional, quando os participantes vão mapear e qualificar as organizações (associações, cooperativas, sindicatos, Oscips, etc.) da agricultora familiar e levantar principais desafios e oportunidades na atuação territorial e construir estratégias de atuação conjunta para superar desafios e fortalecimento da agricultura familiar.

O último dia (08) será dedicado à Construção de agenda de compromissos Estadual/Regional, com o objetivo de potencializar a atuação do MSTTR e parceiros nos Territórios, construindo uma agenda de atuação conjunta focando a organização da produção da agricultura familiar e meio ambiente. FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Lívia Barreto



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico