O Acampamento Lula Livre em Brasília conta com mais de 300 pessoas, principalmente trabalhadores e trabalhadoras rurais. Na tarde desta sexta-feira (13), foi realizada a primeira etapa da Oficina de Cartas à Lula, com a colaboração de professores da UnB e de companheiros e companheiras das organizações que compõem o Campo Unitário. As cartas ficarão prontas apenas nesse sábado, com a finalização da oficina, mas algumas frases já foram elaboras.
Já dá para perceber a emoção dos acampados e acampadas ao pensar nas cartas que escreverão ao ex-presidente Lula. São mensagens de apoio, solidariedade, de resistência e de reafirmação da luta pela democracia, por uma justiça imparcial, por um País melhor, com mais oportunidades para todos e todas.
Após a oficina, houve uma apresentação de teatro da Companhia Burleska, com a peça “Bendita Dica dos Sertões”. Nesta noite, a partir das 20h, a Noite Cultural ficará por conta do Duo Sertânico e do grupo Talo de Mamona.
PROGRAMAÇÃO
O Acampamento está fixado no estacionamento do Ginásio Nilson Nelson, em Brasília, e a programação está intensa para esse final de semana. Todos os dias, às 9h, tem o Bom Dia para Lula. Amanhã (14), de 9h30 às 10h30, será realizada uma plenária sobre a judicialização da política no Brasil. De 10h30 às 12h, outra plenária abordará o papel da mídia na narrativa do golpe. À tarde, a oficina de cartas à Lula será retomada. Às 20 horas será iniciada a Noite Cultural.
O domingo começa com o tradicional Bom Dia para Lula às 9h. De 9h30 às 10h30 ocorrerá a assembleia das mulheres e a proposta é fazer um balanço do 8 de Março e a projeção da Marcha das Margaridas 2019. A secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais, participará desse momento. De 10h30 às 12h será a vez da assembleia da juventude, com a participação da secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon. À tarde, de 14h às 15h, será feita a leitura em núcleo do jornal Brasil de Fato. De 15h às 17h serão realizadas oficinas de cultura popular. Às 20h começará a Noite Cultural.
O acampamento continuará na próxima semana. A programação de segunda-feira já está fechada. Às 9h, o Bom Dia com todos e todas para Lula. Às 9h30 haverá a palestra e, em seguida, ato pela Eletrobrás. Às 15h, plenária sobre o Congresso do Povo. Às 18h, Seminário do Neagri da UnB, com palestra de João Pedro Stédile. Às 20h, Noite Cultural.
Já no dia 17, terça-feira, quando completam dois anos do impeachment da presidenta Dilma Rousseff e 22 anos do massacre de Eldorado dos Carajás, haverá um ato político, lançamento do manifesto da Frente Ampla e audiência pública “Eldorado dos Carajás – impunidade no campo”. FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi