Um ato simbólico de abertura de porteira marcou o processo de conclusão da aquisição da Fazenda Esperança pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e o assentamento de 16 famílias. Essa é uma luta antiga do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de São Gabriel da Palha e da FETAES. “Foram três anos de muita luta até os trabalhadores e trabalhadoras acessassem essa terra”, comemorou o secretário de Políticas Agrárias e Assalariados Rurais da Federação, Leomar Waiandt, que destacou o empenho do STTR local e de toda a Diretoria da FETAES para alcançar essa importante conquista.
Além de Leomar, representando a FETAES, o ato realizado no dia 19 de dezembro, contou com a presença secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon, do presidente do STTR de São Gabriel da Palha, Dauri Tamanhão, do presidente da CUT-ES, Jasseir Alves Fernandes, do ouvidor da Superintendência do Incra-ES, Marcelo Melo Piazzarollo, que representou o superintendente estadual, entre outros convidados(as) e assentados(as) próximos à região.
“O processo de conclusão da compra, de criação do assentamento, é apenas um passo nessa luta e, daqui para frente, a Federação, o Sindicato e a CONTAG irão acompanhar esse assentamento para que as famílias consigam ter acesso às políticas públicas, acesso ao crédito, à habitação, ou seja, será uma luta árdua que vamos fazer juntamente com esses trabalhadores”, destacou Leomar.
Esse compromisso foi reafirmado pela dirigente da CONTAG. “Ontem o dia foi de muita comemoração, uma grande conquista para as 16 famílias acampadas que agora possam a ter sua terra para produzir alimentos. Aproveitei o momento para convidar os(as) jovens do assentamento para participar das atividades do movimento sindical para fortalecer a luta pela garantia de políticas públicas para que possam permanecer no campo com qualidade de vida, lutando pela sucessão rural também na reforma agrária”, ressaltou Mônica.
FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi