De 3 a 5 de dezembro, dirigentes e assessores das Federações de todo o País participam das reuniões dos Coletivos de Formação, de Política Agrícola e da Comissão Nacional da Terceira Idade, no CESIR/ CONTAG, em Brasília. Às 10 horas, aconteceu a abertura conjunta, que contou também com a presença do presidente da CONTAG, Alberto Broch, e dos secretários Juraci Souto (Formação e Organização Sindical), David Wylkerson (Política Agrícola) e Lúcia Moura (Terceira Idade). Ao saudar os(as) participantes, Alberto Broch destacou as atividades realizadas nesse ano. “Tivemos um ano importante que ficará marcado. Realizamos o 11º Congresso da CONTAG, a Mostra das Margaridas, o Grito da Terra Brasil, os 50 anos da CONTAG e outras tantas atividades. Agora, daremos a largada para 2014, também importante para o MSTTR. Além de ser o ano da Copa do Mundo no Brasil e das eleições, vamos discutir profundamente o Ano Internacional da Agricultura Familiar. E tudo o que vocês discutirem aqui nesses três dias será muito importante para o Planejamento da CONTAG”, disse Broch. Na próxima semana, de 9 a 13 de dezembro, acontecerá mais uma oficina do Planejamento Estratégico da CONTAG e os encaminhamentos e orientações dos Coletivos serão considerados na atividade. FORMAÇÃO Juraci Souto reforçou que este será um momento de reflexão e avaliação das atividades em 2013 e de debate e proposição para o próximo ano. “Que na nossa reunião possamos avaliar e identificar as coisas boas e traçar as estratégicas para o ano que vem. Tenho certeza que vamos tirar boas orientações aqui.” A reunião deste Coletivo tem como objetivo fazer essa reflexão considerando a gestão e prática da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), estratégias de atuação em relação à organização sindical e definir agendas de atuação das Secretarias de Formação e Organização Sindical da CONTAG e das Federações para 2014.
AGRÍCOLA David ressaltou que o Coletivo de Política Agrícola conta com uma pauta extensa e que o bom andamento dos trabalhos nessa área depende de uma interação maior entre a CONTAG e as Federações. “Dentre vários assuntos, vamos discutir os pontos estratégicos para a pauta do Grito da Terra Brasil. E o sucesso do nosso trabalho só será possível se houver uma comunicação recíproca entre a CONTAG e as FETAGs. Temos que melhorar essa interação dentro do MSTTR.” Além da pauta agrícola do GTB, o Coletivo também promoverá debate sobre a proposta do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo) e políticas de estímulo à preservação ambiental, e apontamento de indicativos de ações para 2014.
TERCEIRA IDADE Esse é a primeira reunião da Comissão Nacional da Terceira Idade com a nova diretora da pasta Lúcia Moura. A dirigente está com boas expectativas. “Precisamos avaliar os trabalhos desenvolvidos nesse ano e pensar em ações voltadas para a política da terceira idade para o Planejamento da CONTAG. Apesar de ser uma Secretaria nova, temos um acúmulo grande de discussão nessa área”. A programação conta com momentos de apresentação e debates de temas sobre a Sucessão Rural, Habitação Rural, Previdência Social, Empréstimo Consignado e planejamento da Secretaria.
FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi