Teve início na tarde desta terça feira (12/09), no Auditório Manoel Nascimento, do Centro de Estudo Sindical Rural - CESIR, a Plenária Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais. Após a composição da mesa, em que estiveram presentes a diretoria executiva da FETAEMA, o delegado do MDA, Ney Jefferson. A palavra foi passada para o diretor de Finanças e Administração da CONTAG, Arístides Santos que fez a análise de Conjuntura.
Na sua palavra, ele destacou a permanência dos mesmos grupos Políticos dominantes que nunca sairam do governo, destacando que nem mesmo com Lula na presidência, a realidade não mudou, citando como exemplo desta influência da elite, o não avanço da Reforma Agrária no país, as diferenças "gritantes" entre os recursos destinados a Agricultura Familiar que esse ano só chegou a 17 milhões e os que vão para a Agricultura Empreserial, que já passou dos 100 milhões.
O diretor da CONTAG, chamou atenção dos(as) presentes para continuação da fortificação sindical, levando em consideração a luta e organização do movimento. Partindo deste tema, Arístides Santos, ressaltou a importância da autonomia do MSTTR, levando em consideração o surgimento de outras categorias.
Encerrando sua fala, chamou atenção da plenária, para que todos que fazem o MSTTR, se façam um questionamento a respeito do verdadeio papel do sindicalista e pediu a permanência da união entre sindicatos, pólos sindicais, FETAG´s e CONTAG.
Após a Análise de Conjuntura, foi aberto a participação dos (as) presentes, onde os dirigentes sindicais debateram os várias temas ligados a fala do diretor da CONTAG.
Avaliação da Marcha das Margaridas 2011 Ainda fazendo parte da programação do 1º dia, foi realizada uma avaliação da Marcha das Margaridas 2011. A secretária de Mulheres da FETAEMA, Adriana Oliveira, falou dos vários momentos (mobilização, ato do Estreito, oficinas, amostra, participação cultural,caminhada a Esplanda dos Ministérios e respostas da presidente Dilma Roussef da Pauta da Marcha . FONTE: Comunicação da Fetaema