"Grandes, miúdas, bem erguidas. Somos nós as Margaridas"
Para anunciar e animar o caminhar rumo à Marcha das Margaridas 2019, a secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais, tem participado de várias atividades de mobilização por todo o Brasil.
Em 2019, a Marcha das Margaridas traz como lema: “Margaridas na Luta por um Brasil com Soberania Popular, Democracia, Justiça, Igualdade e Livre de Violência”.
SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER Nesta sexta-feira (15), Mazé Morais, anunciará a Marcha das Margaridas, na Câmara Legislativa do Distrito Federal, durante Sessão Solene em Comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Na Sessão, a secretária de Mulheres da CONTAG, receberá moção honrosa como mulher que é liderança inspiradora. Confira AQUI a programação da Sessão Solene. X MARCHA PELA VIDA DAS MULHERES E PELA AGROECOLOGIA Mazé também socializou o itinerário da Marcha das Margaridas 2019 com mais de 5 mil agricultoras, na X Marcha pela Vida das Mulheres e pela Agroecologia, realizada nesta quinta-feira (14), no Polo da Borborema, em Remígio-PB. A marcha que completou este ano 10 anos, traz ogrito e a força de mulheres sertanejas que romperam o silência e o medo para falar à sociedade as suas reivindicações.O Ato contou com a colaboração da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familaires da Paraíba (Fetag-PB) e de vários movimentos de mulheres da Paraíba.
Vem do Polo do Baroborema, a sindicalista e sertaneja, Margarida Maria Alves, que empresta seu nome à Marcha das Margaridas. Margarida Maria Alves foi assassinada com um tiro no rosto em 12 de agosto de 1983, porque lutava pelos direitos trabalhistas de mulheres e homens do campo. Saiba mais sobre a história de Margarida, no Documentário: "Nos caminhos de Margarida" AQUI
6ª MOSTRA INTENACIONAL DE TEATRO Na segunda-feira, terça-feira e quarta-feira (14), a secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais, também compartilhou e convidou participantes da 6ª Mostra Intenacional de Teatro MIT-SP “COLETIVIDADES EM CENA – ENCONTROS DE RESISTÊNCIA”, que aconteceu na cidade de São Paulo, para somarem força na realização da6ª Marcha das Margaridas. A6ª Mostra Intenacional de Teatro MIT-SP “COLETIVIDADES EM CENA – ENCONTROS DE RESISTÊNCIA”, reúne ativistas, performers e representantes de movimentos sociais da América Latina – todas(os) elas(es) com histórico de participação em atos públicos – para experimentar uma proposta de convívio a fim de compreender e partilhar as causas que os movem. O desafio, proposto ao grupo, é o da criação de uma intervenção coletiva, em qualquer formato (manifesto, ato público, marcha, ação artística etc.) e usando materiais trazidos de seus contextos, que dê conta dos desejos e lutas de todos e na qual todos se sintam contemplados.
Além da CONTAG, através da sua secretária de Mulheres, Mazé Morais (Brasil); participam da Atividade, representações da Ni Una a Menos (Argentina); MOVICE y H.I.J.O.S (Colômbia); Madres y Padres de Ayotzinapa (México); Mães de Maio (Brasil); Grupo VIDA (México) e Equipe Warmis (Bolívia/ Brasil). Também as artistas Deborah Castillo (Venezuela) e a mapuche Lorenza Aillapán (Wallmapu/ Chile). “Temos apresentado a nossa 6ª Marcha das Margaridas, que será realizada 13 e 14 de agosto de 2019, em Brasília, onde convidamos mulheres do Brasil e da América Latina para juntas construirmos esta grande ação de luta, resistência, politização e reivindicações das mulheres do campo, da floresta, das águas e das cidades”, afirma a secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais.
FONTE: Comunicação CONTAG - Barack Fernandes