Em 23 de fevereiro a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais – FETTAR-MS/Sindicatos filiados, sob a coordenação do Presidente Valdinir Nobre de Oliveira, fecharam a negociação da renovação da Convenção Coletiva de Trabalho com a FAMASUL/Sindicatos Patronais. A renovação vem sendo negociada desde 1992.
O período de vigência da atual Convenção Coletiva de Trabalho é de 1º de março de 2016 a 28 de fevereiro de 2018, tendo como data base 1º de março. As cláusulas econômicas serão negociadas anualmente.
A partir de 1º de março de 2016 o Piso Salarial dos assalariados (as) rurais do estado de Mato Grosso do Sul será de R$ 963,00, correspondendo a um reajuste de 12,64%, com ganho real acima da inflação, e para os trabalhadores (as) rurais que estão recebendo acima do piso o reajuste será de no mínimo 8,5% a partir de 1º de março.
Foi incluída nesta Convenção a possibilidade de até quatro horas extraordinárias para operadores de tratores, colheitadeiras, autopropelidos e demais aparelhos automotores destinados a puxar ou a arrastar maquinaria agrícola ou a executar trabalhos agrícolas, nos termos do Art. 235-C, da CLT (Lei nº 13.103, de 2015), sendo que a terceira e a quarta hora terão um acréscimo de 70% (setenta por cento) do valor da hora normal. FONTE: Assessoria de Comunicação FETAGRI - Ademilson Pereira Trindade