O 1º módulo do Curso de Formação Político Sindical para a 5ª turma estadual de militantes do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) de Rondônia, promovido pela Escola Nacional de Formação da Contag - ENFOC e sob coordenação da Secretaria de Formação e Organização Sindical da FETAGRO, reuniu participantes de todo o Estado, a maioria vinculados aos Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs), e comprometidos com a luta sindical pela organização e fortalecimento da categoria que busca a transformação de realidades com a emancipação dos sujeitos e a conquista do desenvolvimento rural sustentável e solidário.
Realizado de 25 a 29, no Hotel Fazenda Minuano, em Presidente Médici, esse primeiro módulo, marcado pela forte participação e troca de experiências e saberes entre representantes de diferentes regiões do Estado e povos indígenas, iniciou um conjunto de ações, em um momento especial para a Enfoc, que comemora, no mês de agosto, 10 anos de trabalho formativo.
De acordo com a secretária de Formação e Organização Sindical da FETAGRO, Rosiléia Inácio, “tudo está sendo planejado e executado para referendar o propósito da Escola de cada vez mais aplicar a formação de base e levar o público a pensar e repensar, criticamente, os rumos da luta, a organização sindical, as práticas sindicais e o projeto político do MSTTR e seu fortalecimento”. A secretária conta com o indispensável apoio da Rede de Educadores Populares de Rondônia na realização da Enfoc Estadual.“Realizar o curso só é possível porque temos educadores e educadoras populares comprometidos (as) e entusiasmados (as) com o desenvolver de uma ação formativa transformadora e libertadora”, afirmou.
O processo formativo deste primeiro módulo do curso de formação político sindical esteve norteado pelo eixo temático Estado, Sociedade e Ideologia. Houve diálogos, reflexões e trabalhos em grupo sobre a diversidade cultural, social econômica de nosso Estado e sobre gênero, raça e etnia dentro do contexto de composição da sociedade. Como prática pedagógica também foi realizada uma visita à comunidade indígena Trincheira, da etnia Amondawa, no município de Mirante da Serra, com intuito de conhecer, na prática, a cultura e o meio de vida do povo Amondawa. Resgatar a trajetória da Enfoc - sua importância -, avaliar, apontar perspectivas e planejar novas ações para a manutenção do movimento sindical e fortalecimento da luta pela vida digna no campo também pautou os cinco dias de curso.
Esse primeiro módulo inicia um conjunto de ações, em um momento especial para a Enfoc, que comemora, no mês de agosto, 10 anos de trabalho formativo. Os próximos módulos estão previstos para julho e outubro.
Experiências do módulo A jovem indígena Boropo da tribo Amondawa, assim como seus outros cinco companheiros de aldeia, participa pela primeira vez do curso. Boropo disse sair deste módulo muito emocionada e cheia de novos conhecimentos. “Participar da Enfoc está sendo muito bom. Recebi conhecimento e já poderei levar para nossa comunidade novas informações e experiências”, resumiu a indígena que também afirmou estar entusiasmada para os próximos encontros.
O dirigente sindical, Antônio Francisco (Tonhão), presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do município de Jaru, também integra a 5ª turma da Enfoc estadual. Para Tonhão que, apesar de já atuar no movimento sindical há alguns anos, participa pela primeira vez da escola de formação política, o sentimento é de satisfação e gratidão. “Saio deste módulo revigorado para a luta. O conhecimento e as experiências que vivemos aqui me fazem voltar para minha base empoderado. A Escola, Fetagro e Rede de educadores estão contribuindo de forma muito rica na nossa formação. O aprendizado aqui é diferenciado e real”, disse o dirigente afirmando que a formação é necessária porque fortalece e estimula a organização e a luta por valorização e reconhecimento do campo, da classe trabalhadora rural e da agricultura familiar.
FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAGRO - Luciane Machado