Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
RONDÔNIA
5ª turma da Enfoc Estadual conclui 1º módulo
WhatsApp

02 de Maio de 2016


Arquivo Fetagro
TEMAS RELACIONADOS:
rondônia



O 1º módulo do Curso de Formação Político Sindical para a 5ª turma estadual de militantes do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) de Rondônia, promovido pela Escola Nacional de Formação da Contag - ENFOC e sob coordenação da Secretaria de Formação e Organização Sindical da FETAGRO, reuniu participantes de todo o Estado, a maioria vinculados aos Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs), e comprometidos com a luta sindical pela organização e fortalecimento da categoria que busca a transformação de realidades com a emancipação dos sujeitos e a conquista do desenvolvimento rural sustentável e solidário.

Realizado de 25 a 29, no Hotel Fazenda Minuano, em Presidente Médici, esse primeiro módulo, marcado pela forte participação e troca de experiências e saberes entre representantes de diferentes regiões do Estado e povos indígenas, iniciou um conjunto de ações, em um momento especial para a Enfoc, que comemora, no mês de agosto, 10 anos de trabalho formativo.

De acordo com a secretária de Formação e Organização Sindical da FETAGRO, Rosiléia Inácio, “tudo está sendo planejado e executado para referendar o propósito da Escola de cada vez mais aplicar a formação de base e levar o público a pensar e repensar, criticamente, os rumos da luta, a organização sindical, as práticas sindicais e o projeto político do MSTTR e seu fortalecimento”. A secretária conta com o indispensável apoio da Rede de Educadores Populares de Rondônia na realização da Enfoc Estadual.“Realizar o curso só é possível porque temos educadores e educadoras populares comprometidos (as) e entusiasmados (as) com o desenvolver de uma ação formativa transformadora e libertadora”, afirmou.

O processo formativo deste primeiro módulo do curso de formação político sindical esteve norteado pelo eixo temático Estado, Sociedade e Ideologia. Houve diálogos, reflexões e trabalhos em grupo sobre a diversidade cultural, social econômica de nosso Estado e sobre gênero, raça e etnia dentro do contexto de composição da sociedade. Como prática pedagógica também foi realizada uma visita à comunidade indígena Trincheira, da etnia Amondawa, no município de Mirante da Serra, com intuito de conhecer, na prática, a cultura e o meio de vida do povo Amondawa. Resgatar a trajetória da Enfoc - sua importância -, avaliar, apontar perspectivas e planejar novas ações para a manutenção do movimento sindical e fortalecimento da luta pela vida digna no campo também pautou os cinco dias de curso.

Esse primeiro módulo inicia um conjunto de ações, em um momento especial para a Enfoc, que comemora, no mês de agosto, 10 anos de trabalho formativo. Os próximos módulos estão previstos para julho e outubro.

Experiências do módulo A jovem indígena Boropo da tribo Amondawa, assim como seus outros cinco companheiros de aldeia, participa pela primeira vez do curso. Boropo disse sair deste módulo muito emocionada e cheia de novos conhecimentos. “Participar da Enfoc está sendo muito bom. Recebi conhecimento e já poderei levar para nossa comunidade novas informações e experiências”, resumiu a indígena que também afirmou estar entusiasmada para os próximos encontros.

O dirigente sindical, Antônio Francisco (Tonhão), presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do município de Jaru, também integra a 5ª turma da Enfoc estadual. Para Tonhão que, apesar de já atuar no movimento sindical há alguns anos, participa pela primeira vez da escola de formação política, o sentimento é de satisfação e gratidão. “Saio deste módulo revigorado para a luta. O conhecimento e as experiências que vivemos aqui me fazem voltar para minha base empoderado. A Escola, Fetagro e Rede de educadores estão contribuindo de forma muito rica na nossa formação. O aprendizado aqui é diferenciado e real”, disse o dirigente afirmando que a formação é necessária porque fortalece e estimula a organização e a luta por valorização e reconhecimento do campo, da classe trabalhadora rural e da agricultura familiar.



FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAGRO - Luciane Machado



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico