Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
EM DEFESA DA DEMOCRACIA
34 anos da promulgação da Constituição de 1988
WhatsApp

05 de Outubro de 2022


Arte: Fabris Martins
TEMAS RELACIONADOS:
constituição cidadã
constituição federal
democracia

Neste dia 05 de outubro a promulgação da Constituição Federal de 1988, conhecida como a Constituição Cidadã, está completando 34 anos. É uma data importante para reafirmar a luta por um Brasil com democracia, direitos, liberdade, igualdade e justiça social.

A Constituição Federal de 1988 foi o resultado do grande pacto social construído por todos os segmentos sociais do país após 21 anos de ditadura militar. O seu preâmbulo representa bem o sentimento do país que estava por renascer depois de muitas lutas que implicaram sangue derramado e vidas brutalmente ceifadas.

“Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembleia Nacional para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL” (Constituição Federal, Preâmbulo).

Nos sentimos honrados de ter uma Constituição Cidadã, que traz em seu Artigo 6º como direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados. No entanto, estamos presenciando o corte drástico no orçamento em várias áreas estratégicas para o País e o consequente desmonte nas políticas públicas. Inclusive, o limite de teto de gastos, imposto no Governo Temer e mantido no Governo Bolsonaro, desrespeita a garantia desses direitos fundamentais. 

Também vemos com preocupação o desrespeito à nossa Constituição no que diz respeito à participação popular. A CF de 1988 garantiu a participação da sociedade na gestão de políticas e programas promovidas pelo governo federal, o que conhecemos como controle social. Mas, nos últimos anos, a maioria dos Conselhos foi extinta, mesmo com a pressão popular para que esses espaços fossem garantidos. 

Para a CONTAG, essa luta é muito cara. Afinal, a Confederação nasceu das lutas e dos sonhos dos trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares e da classe trabalhadora por reforma agrária, direitos sociais, justiça, liberdade pensamento e de organização. Como uma das primeiras vítimas institucionais do regime militar, a qual teve dirigentes presos, torturados e mortos, é extremamente ligada à luta pela democracia, justiça social, e desenvolvimento sustentável e solidário. Portanto, é uma das entidades que simbolizam o esforço pela construção da Constituição Federal de 1988 e, como partícipe desse processo, estará sempre do lado da história de quem luta por manter no país viva a chama dos fundamentos e dos objetivos pelos quais foi instituída a República Federativa do Brasil. Aliás, foi a partir da CF de 1988 que os trabalhadores e trabalhadoras rurais obtiveram as primeiras conquistas, como a Previdência Rural, a função social da propriedade, o Sistema Único de Saúde (SUS), o direito à educação, entre outros.

Seguiremos firmes e vigilantes contra qualquer ameaça à democracia, à liberdade e aos direitos dos trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares, da classe trabalhadora e da maioria do povo brasileiro. Viva a Constituição de 1988!

Diretoria da CONTAG



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico