Teve início nesta quarta-feira (18), no Centro de Estudos Sindical Rural (CESIR) da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Agricultoras Familiares do Estado do Piauí (FETAG-PI) em Teresina, o Conselho Deliberativo da FETAG-PI com a participação de 250 trabalhadores e trabalhadoras rurais, dirigentes sindicais de todos os municípios do estado.
A Diretoria Efetiva, Conselho Fiscal e Assessoria da Federação também participam do evento. A CONTAG está presente através da Secretária Nacional de Mulheres, Mazé Morais, e do coordenador da Regional Nordeste, Erivan do Carmo.
O Secretário de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Herbert Buenos Aires e o Superintendente das Cadeias Produtivas da SAF, Simão Oliveira, compareceram ao evento representando o Governador Wellington Dias.
Durante a cerimônia do conselho, a Presidente da FETAG-PI, Elisângela Moura, deu boas-vindas para os que estão participando da ação. Dizer que nosso conselho tem o objetivo de discutir o balanço deste ano e aprovar a previsão orçamentária para 2020. Serão dois dias de debates importantes diante de todos os desafios, principalmente impostos pelo governo federal. Então, este é um momento de união e de manter nossa resistência, assim como foi a realização da Macha Nacional das Margaridas e certamente como nos organizaremos para garantir a participação do Piauí no 4º Festival Nacional da Juventude Rural que acontece no próximo ano, frisou Elisângela Moura.
Erivan do Carmo ressaltou a importância do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) estar na base. Agradecer a Federação do Piauí pelo apoio na Coordenação da Regional Nordeste e dizer que o MSTTR tem mais de cinco décadas e nossa responsabilidade é conjunta e precisamos estar nas bases e consolidar nossos objetivos, avançando cada vez mais. Portanto, vamos perder o medo de sermos felizes e fazer a verdadeira política para fortalecer este movimento, afirmou o coordenador da Regional Nordeste da CONTAG.
A secretária da Confederação fez a avaliação de 2019. Dizer que este foi um ano de grandes desafios, porque tivemos constantes lutas por direitos, como a previdência social e, agora, o governo federal apresenta a reforma sindical, por isso, precisamos estar unidos para realizarmos o Festival da Juventude, assim como foi a Marcha das Margaridas, promovida pela CONTAG, Federações, Sindicatos e organizações parceiras, comentou. E citou os desafios para o ano seguinte: Temos três desafios. Primeiro, o processo eleitoral, para defender nosso projeto, inclusive nos municípios. O outro desafio é fortalecer as lutas para realização do 4º Festival Nacional da Juventude Rural e, o terceiro ponto, é a sustentabilidade do MSTTR, para que possamos permanecer na luta, firmes e fortes, concluiu Mazé Morais.
Durante o encontro serão debatidos a previsão orçamentária para 2020, autorização, SisCONTAG, Plano Sustentar, balanço da Marcha das Margaridas, implantação da paridade, INSS Digital, Festival da Juventude Rural, Plenária da Terceira Idade, crédito fundiário, meio ambiente, tarifa rural e eleições 2020.
FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAG/PI Paes Landim.