Na próxima segunda-feira, 11 de janeiro, será assinado o contrato de compra de propriedade rural pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) beneficiando 25 famílias do município de Almenara/MG.
Por conta de lentidão no processo, que estava tramitando há mais 7 anos, o atual proprietário quase desistiu da venda. Mas, em reunião realizada hoje (08), em regime de urgência na sede da FETAEMG, essa situação foi resolvida e os trabalhadores e trabalhadoras rurais já podem se preparar para a conquista do seu pedaço de terra para produzir alimentos e morar com dignidade no campo.
A reunião contou com a presença do secretário de Política Agrária da CONTAG, Zenildo Pereira Xavier, do presidente da Federação Vilson Luiz da Silva, da secretária de Política Agrária, Alícia Alves Cardoso, e da assessora da pasta na FETAEMG, Sônia Mara Prata, que acionaram o secretário de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SRA/MDA) para buscar uma solução para o caso.
É importante destacar que o PNCF foi uma reivindicação de edições anteriores do Grito da Terra Brasil, realizado pela CONTAG, Federações e Sindicatos, e é uma política complementar de reforma agrária, que visa garantir o direito à terra para milhares de trabalhadores e trabalhadoras rurais, transformando positivamente suas vidas e contribuindo estrategicamente para a ampliação e o fortalecimento da agricultura familiar. FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Verônica Tozzi