Os educandos e educandas do Polo Sindical do Agreste Central vão estão, mais uma vez, reunidos, durante o 2º Módulo do 1º Curso Regional de Formação Social, realizado pela Diretoria de Organização e Formação da Fetape. A atividade, que parte da estratégia de multiplicação criativa, em conjunto com a Escola Nacional de Formação da Contag (Enfoc), ocorre de hoje (1º/06) até sexta-feira, no Assentamento Normandia, em Caruaru. Desta vez, os/as participantes estão vivenciando o tema Vida Sindical, História, Concepção e Prática.
O Curso Regional pretende efetivar uma formação política para lideranças que estejam atuando nas comunidades rurais, grupos comunitários, Grupos de Estudos Sindicais – GES, e dirigentes sindicais, buscando fortalecer e qualificar a atuação desses sujeitos na luta pela disputa de projetos de sociedade, nos mais diferentes espaços, dentro do próprio Movimento e na sociedade em geral. Durante os três dias de atividades, os educandos e educandas irão mergulhar na memória do Movimento Sindical Rural. As informações serão trocadas a partir da construção da linha do tempo do sindicalismo no Agreste Central e também de um debate com o membro da Academia Sindical Fetape na região, Luiz Rosa, e com outras lideranças importantes. Nesse momento, será aprofundando o diálogo sobre concepções e práticas sindicais.
Os/as participantes também irão vivenciar oficinas sobre sexualidade e contação histórias. Na ocasião, ainda haverá um importante momento para debater os desafios do Sindicalismo hoje, com o presidente da Fetape, Doriel Barros, e a participação dos diversos sujeitos, como os jovens, as mulheres e as pessoas idosas, no cenário do Movimento Sindical Rural.
Para o diretor de Organização e Formação Sindical da Fetape, Adelson Freitas Araújo, o 2º módulo possibilita um aprofundamento da vida e da memória do sindicalismo. “Ele nos permite um olhar para as nossas práticas e uma discussão sobre qual é o papel dos dirigentes e lideranças na ação sindical. Isso favorece aos educandos, além do conhecimento da história da Região, o debate sobre os desafios que se apresentam para o MSTTR e a reflexão sobre de que maneira a formação de BASE fortalece a representatividade sindical", explica.
Essa ação faz parte do Planejamento da Diretoria de Organização e Formação para o ano de 2016, que está realizando, ainda, outros dois cursos, no Submédio São Francisco e no Sertão do Araripe. Essas atividades contam com o envolvimento das demais Diretorias da Fetape e da REDE de Educadores Educadoras Populares, presentes em todas as Regiões do estado. FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAPE