Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
PERNAMBUCO
11° Congresso da Fetape celebra o aniversário de 60 anos
WhatsApp

07 de Junho de 2022



TEMAS RELACIONADOS:
aniversário da fetape
congresso da fetape
fetape
pernambuco

Foi em grande estilo a abertura do 11º Congresso Estadual dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras da Familiares de Pernambuco (CETTR-PE), que aconteceu na noite desta última segunda-feira (6), no Centro de Formação Luiz Inácio Lula da Silva, em Garanhuns, no Agreste Pernambucano.

A abertura foi marcada por uma mística que celebrou os 60 anos de história da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (Fetape). Em seguida, houve a apresentação do povo indígena Ualê Fulniô da cidade Águas Belas. Também houve a apresentação do Grupo Negras Ubuntu da Comunidade Quilombola do Sítio Estivas, de Garanhuns.

O evento teve como anfitriã a presidenta da Fetape Cícera Nunes e foi prestigiado por mais de 500 pessoas, entre delegados/as dos 175 sindicatos de todas as regiões de Pernambuco, contando com a presença do deputado estadual Doriel Barros (PT), do deputado federal Carlos Veras (PT); secretários de governo; do pré-candidato ao governo pela Frente Popular de Pernambuco, Danilo Cabral (PSB); da candidata a senadora Teresa Leitão; do prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, do presidente da Contag, Aristides Santos, vereadores e vereadoras, do coordenador do MST, Jaime Amorim, o presidente da Fetaepe, Gilvan Antunes, e demais representantes de organizações e movimentos sociais.


Com entusiasmo, a presidenta da Fetape, Cícera Nunes, descreveu que o momento era de emoção pelo momento que o País passa com quase 700 mil pessoas vitimadas pela Covid-19, destacando o papel dos sindicatos rurais que contribuíram com a segurança alimentar da população brasileira na pandemia.

"Agradeço imensamente a todos os sindicatos que naquele momento crítico da pandemia fecharam porque, se não tivesse acontecido isso, muitos de nós não estaríamos aqui. Obrigada porque nós salvamos muitas vidas no campo e na cidade e cobramos comida no prato e vacina no braço. O momento agora é de desafio. Temos que vencer a extrema direita que está se instalando no nosso Brasil e precisamos eleger Lula e toda a bancada que está com ele", afirmou a presidenta.

Quem também participou da mesa de abertura foi o deputado estadual e ex-presidente da Fetape, Doriel Barros, que ressaltou a importância da Federação em sua trajetória política. "Estamos celebrando hoje os 60 anos de uma das federações mais importantes do Brasil, que eu tenho a honra de ter sido presidente duas vezes. Não há faculdade que ensine o que a Fetape me ensinou, pois foram anos de mobilizações, articulações e ações na defesa dos direitos das mulheres e homens do campo. Por fim, tenho a honra de dizer que o meu mandato é fruto dessa caminhada e das experiências que vivi nessa importante instituição", salientou o deputado.

A candidata a senadora Teresa Leitão parabenizou a Fetape por sempre marchar pelo caminho da justiça social e pelos 60 anos de história no campo da resistência. "Vim com muita satisfação e alegria celebrar o aniversário da Fetape e relembrar que o ano de 2022 é o ano das nossas vidas, é um ano de virar a página dessa história triste. É ano de marchar em fileira pela libertação do nosso País, porque quem marcha com a Fetape, MST, CUT marcha para libertar o Brasil de Bolsonaro e sabe onde quer chegar", afirmou Teresa.

O deputado federal Carlos Veras destacou a importância da agricultura familiar para superar a fome e o atraso no Brasil ressaltando a importância de derrotar o bolsonarismo e eleger Lula presidente. "Agora é a hora de elegermos o time do presidente Lula que é um só: Danilo governador, Teresa senadora e os deputados e deputadas que estão na base dos partidos da Frente Popular", salientou o deputado.

Já o pré-candidato ao governo de Pernambuco, Danilo Cabral, enfatizou a trajetória de luta da Fetape em defesa da democracia nessas seis décadas. "A Federação carrega símbolos da história na defesa dos trabalhadores e trabalhadoras rurais e na afirmação atuante da luta do povo. Além disso, não poderíamos deixar de celebrar os companheiros que fizeram parte dessa jornada”, ressaltou Danilo, referindo-se aos ex-presidentes Manoel Santos e José Rodrigues.


A noite terminou com uma homenagem a todos os ex-presidentes nesses 60 anos de trajetória, sendo entregue uma placa aos familiares presentes como uma forma de homenagear essas pessoas que construíram a luta. Entre os homenageados estava o presidente da Contag, Aristides Santos, que presidiu a Fetape. No final foi celebrado a festa com um bolo de aniversário.

O evento contou com representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Pernambuco (Fetaepe) Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agrário, Secretaria de desenvolvimento Social da Criança e Juventude de Pernambuco e da Prefeitura de Tacaimbó e de Garanhuns.


Fonte: Assessoria de Comunicação da FETAPE



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico