A adição obrigatória de 2% de biodiesel ao diesel chega aos postos de combustíveis de todo País a partir do dia 1º de janeiro de 2008. Segundo a Agência Nacional do Petróleo, para implementar a mistura serão necessários cerca de 840 milhões de litros de biodiesel em 2008.
Boa parte da produção da matéria-prima do biodiesel é resultado da participação da agricultura familiar. Segundo o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, são 100 mil famílias envolvidas na cadeia produtiva de oleaginosas. O ministro lembra que a adição já a partir de janeiro comprova o desenvolvimento da agricultura familiar. "Em dois anos, colocamos esse programa de pé. Estamos produzindo de forma suficiente para agregar o biodiesel ao óleo diesel. Além disso, a agricultura familiar está plenamente inserida. Atualmente, trabalhamos com 100 mil famílias, e queremos agregar mais 100 mil em 2008. O programa é uma oportunidade de geração de renda muito importante para os agricultores familiares".
No momento em que o mundo todo discute o aquecimento global, Cassel lembra que a entrada do biodiesel no mercado mostra que o Brasil está na frente no que diz respeito a combustíveis limpos. "O nosso biodiesel é muito fiscalizado pela Agência Nacional de Petróleo. Todo combustível que for para o mercado tem excelente padrão de qualidade e essa adição de 2% não vai agregar nenhum custo a mais para o consumidor final".
O programa de biodiesel em algumas regiões gera renda de até R$ 3 mil. Para participar, o agricultor familiar deve procurar o seu STTR ou cooperativa. Também podem ser procurados o Incra ou a delegacia federal do MDA no seu estado.
Informações:www.mda.gov.br ou www.biodiesel.gov.br
Vanessa MontenegroAgência Contag de Notícias