A iniciativa de ir as ruas no dia 30 de abril no 10º Grito da Terra repercutiu em resultados positivos à classe trabalhadora rural do Espírito Santo. Neste dia, centenas de lideranças rurais, num ato pacífico, caminharam até o Palácio Anchieta, onde ficaram aguardando respostas do governo.
Enquanto os trabalhadores aguardavam, uma comissão dos Trabalhadores (as) Rurais, formada pela FETAES e Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais, além da Central Única dos Trabalhadores – CUT e a Federação das Associações de Moradores e Movimentos Populares do Estado (FAMOPES) se reuniram com os Secretários de Estado para cobrar respostas da pauta de reivindicação.
Durante a reunião os representantes do governo do Estado avançaram em oito pontos da pauta de reivindicações dos trabalhadores rurais, são eles:
- O Incaper junto com a FETAES deve realizar 1.500 novos Cadastros Ambientais Rurais (CAR). O prazo para a inscrição foi ampliado por mais um ano pelo ministro interino de Meio Ambiente, Francisco Gaetani;
- Devem ser construídas, a partir deste ano, 60 barragens para reserva de água. Destas, 28 serão instaladas em assentamentos da reforma agrária, para atendimento específico da agricultura familiar;
- Construção de 1.500 habitações rurais e 3.000 habitações urbanas, conforme anunciado pelo Governo Estadual;
- Reestruturação Unidade Técnica Estadual (UTE/Idaf), o que deve facilitar o acesso de produtores rurais de base familiar ao Crédito Fundiário;
- Ampliação do Programa Reflorestar, aumentando a cobertura florestal no Estado em 80 mil hectares. Publicação dos editais do Fundo Social de Apoio à Agricultura Familiar (Funsaf), totalizando um investimento de R$ 12 milhões destinados à promoção da inclusão social e econômica e à geração de mais oportunidades no campo.
- Fortalecer a Agência Estadual das Águas (Agerh), que cumpre um importante papel no relacionamento com os comitês de Bacias Hidrográficas no Espírito Santo.
De acordo com o presidente da FETAES, Julio Mendel, além destes avanços na pauta, fruto de um trabalho construído a muitas mãos junto com os companheiros dos STRs, conseguimos abrir um canal permanente de diálogo com o governo estadual. Este foi apenas o inicio da negociação, a próxima reunião de será no dia 29 de maio.
"Vamos continuar fazendo o nosso trabalho de cobrar mais políticas públicas para a agricultura familiar e estamos confiantes com essa abertura de diálogo do governo, onde os trabalhadores rurais só tem a ganhar”, explica o presidente.
Nesta primeira reunião entre a Comissão e os representantes do governo , estiveram presentes, da FETAES, o presidente Julio Mendel, a diretora Ediane Barbosa, os diretores Cleiton Gomes, Leomar Waiandt e José Izidoro e vários dirigentes dos STRs representando as cinco regiões do Estado; o diretor da CONTAG Zenildo Xavier; os deputados Givaldo Vieira e José Carlos Nunes, a presidente da CUT Noêmia Simonassi, o diretor da CUT Nacional, Jasseir Fernandes e do governo estadual o secretário de Estado de Agricultura, Abastecimento, Agricultura e Pesca (Seag), Octaciano Neto, o Secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Roberto Ferreira e o chefe de Gabinete do governador, Robson Leite.
O enceramento do 10º Grito da Terra Espírito Santo foi marcado com o anuncio dos oito pontos que o governo do Estado avançou, feito pelo próprio representante do governo estadual às lideranças do movimento rural presentes.
FONTE: Assessoria de Comunicação FETAES - Roberta Pelissari