Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
21º GRITO DA TERRA BRASIL
10º Grito da Terra Espírito Santo traz avanços significativos na pauta de reivindicações dos trabalhadores (as) rurais
WhatsApp

14 de Maio de 2015

TEMAS RELACIONADOS:
21º grito da terra brasil

A iniciativa de ir as ruas no dia 30 de abril no 10º Grito da Terra repercutiu em resultados positivos à classe trabalhadora rural do Espírito Santo. Neste dia, centenas de lideranças rurais, num ato pacífico, caminharam até o Palácio Anchieta, onde ficaram aguardando respostas do governo.

Enquanto os trabalhadores aguardavam, uma comissão dos Trabalhadores (as) Rurais, formada pela FETAES e Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais, além da Central Única dos Trabalhadores – CUT e a Federação das Associações de Moradores e Movimentos Populares do Estado (FAMOPES) se reuniram com os Secretários de Estado para cobrar respostas da pauta de reivindicação.

Durante a reunião os representantes do governo do Estado avançaram em oito pontos da pauta de reivindicações dos trabalhadores rurais, são eles:

- O Incaper junto com a FETAES deve realizar 1.500 novos Cadastros Ambientais Rurais (CAR). O prazo para a inscrição foi ampliado por mais um ano pelo ministro interino de Meio Ambiente, Francisco Gaetani;

- Devem ser construídas, a partir deste ano, 60 barragens para reserva de água. Destas, 28 serão instaladas em assentamentos da reforma agrária, para atendimento específico da agricultura familiar;

- Construção de 1.500 habitações rurais e 3.000 habitações urbanas, conforme anunciado pelo Governo Estadual;

- Reestruturação Unidade Técnica Estadual (UTE/Idaf), o que deve facilitar o acesso de produtores rurais de base familiar ao Crédito Fundiário;

- Ampliação do Programa Reflorestar, aumentando a cobertura florestal no Estado em 80 mil hectares. Publicação dos editais do Fundo Social de Apoio à Agricultura Familiar (Funsaf), totalizando um investimento de R$ 12 milhões destinados à promoção da inclusão social e econômica e à geração de mais oportunidades no campo.

- Fortalecer a Agência Estadual das Águas (Agerh), que cumpre um importante papel no relacionamento com os comitês de Bacias Hidrográficas no Espírito Santo.

De acordo com o presidente da FETAES, Julio Mendel, além destes avanços na pauta, fruto de um trabalho construído a muitas mãos junto com os companheiros dos STRs, conseguimos abrir um canal permanente de diálogo com o governo estadual. Este foi apenas o inicio da negociação, a próxima reunião de será no dia 29 de maio.

"Vamos continuar fazendo o nosso trabalho de cobrar mais políticas públicas para a agricultura familiar e estamos confiantes com essa abertura de diálogo do governo, onde os trabalhadores rurais só tem a ganhar”, explica o presidente.

Nesta primeira reunião entre a Comissão e os representantes do governo , estiveram presentes, da FETAES, o presidente Julio Mendel, a diretora Ediane Barbosa, os diretores Cleiton Gomes, Leomar Waiandt e José Izidoro e vários dirigentes dos STRs representando as cinco regiões do Estado; o diretor da CONTAG Zenildo Xavier; os deputados Givaldo Vieira e José Carlos Nunes, a presidente da CUT Noêmia Simonassi, o diretor da CUT Nacional, Jasseir Fernandes e do governo estadual o secretário de Estado de Agricultura, Abastecimento, Agricultura e Pesca (Seag), Octaciano Neto, o Secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Roberto Ferreira e o chefe de Gabinete do governador, Robson Leite.

O enceramento do 10º Grito da Terra Espírito Santo foi marcado com o anuncio dos oito pontos que o governo do Estado avançou, feito pelo próprio representante do governo estadual às lideranças do movimento rural presentes.







FONTE: Assessoria de Comunicação FETAES - Roberta Pelissari



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico