Começa amanhã (30) o 1º Grito da Terra Nordeste em Fortaleza (CE). Serão cerca de 4 mil trabalhadores e trabalhadoras rurais na mobilização. A expectativa do movimento sindical é avançar nas conquistas para a região e possibilitar a efetiva consolidação do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS), com base na reforma agrária e no fortalecimento da agricultura familiar.
Os participantes reivindicarão o cumprimento de metas e propostas negociadas com o governo federal e os governos estaduais do Nordeste. Segundo a secretária de Formação e Organização Sindical da Contag, Raimunda de Mascena, o Grito negociará ações imediatas para a convivência com o semi-árido nordestino e projetos de longo prazo para a agricultura familiar da região.
"Temos uma boa expectativa para a mobilização. Dirigentes das federações se uniram em torno das reivindicações e estamos preparados para avançar nas conquistas para os trabalhadores e trabalhadoras rurais", afirma.
A chegada dos participantes do 1º Grito da Terra Nordeste será na Praça do Batalhão, na Rua Antonio Pompeu, no Centro de Fortaleza, local em que será servido o café-da-manhã. De lá, eles seguirão para a Praça do Banco do Nordeste numa caminhada pelo centro de Fortaleza até o DNOCS, onde será realizada uma manifestação. FONTE: Pedro Henrique Barreto