A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo (Fetaesp), com sede em Agudos, irá receber a etapa regional da 1º Conferência Nacional sobre Assistência Técnica e Extensão Rural (CNATER), a ser realizada no próximo dia 05 de março, focando o atendimento na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária. O evento, promovido pela Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em São Paulo, consiste no debate e levantamento de demandas regionais ligadas aos eixos temáticos que englobam as ações de ATER. A etapa regional está marcada para 15 e 16 de março, em Bauru.
As etapas regionais e estaduais precedem a edição nacional do evento, que acontece de 23 a 26 de abril, em Brasília, e vai abordar os temas: Ater para o Desenvolvimento Rural Sustentável; Ater para a Diversidade da Agricultura Familiar e a Redução das Desigualdades; Ater e as Políticas Públicas; Gestão, Financiamento, Demanda e Oferta dos Serviços de Ater e Metodologia de Ater.
Ao todo serão 11 encontros regionais realizados no estado, que irão eleger 20 delegados por regional, para representar os interesses dos agricultores nas etapas estadual e nacional. Marcado para iniciar às 8h e com término previsto às 16h, o evento sediado na Fetaesp tem expectativa de receber cerca de 150 participantes, entre agricultores familiares, trabalhadores rurais, assentados da reforma agrária, técnicos e engenheiros agrônomos e representantes dos Escritórios de Desenvolvimento Rural (EDR’s) da Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), além de técnicos do Itesp (Instituto Técnico de Terras do Estado de São Paulo), do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e outras entidades que prestam assistência técnica, que atuam nas regiões de Avaré, Bauru e Botucatu.
Para o vice-presidente e secretário de Políticas Agrárias da Fetaesp, Elias David de Souza, os debates regionais tem fundamental valor para o sucesso geral das Conferências Estadual e Nacional. “É nesse momento que a visão do trabalhador rural entra na discussão, frisando as características regionais e estaduais, com o intento de reverberar nas decisões finais que guiarão as políticas públicas do segmento”, avalia. A partir da conferência nacional serão propostas diretrizes, prioridades e estratégias para o Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pronater), em atendimento à Lei de Ater, nº. 12.188, de 11 de janeiro de 2010.
Segundo o diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF/MDA), Argileu Martins, as conferências territoriais, estaduais e a nacional possibilitam um amplo debate entre o público beneficiário, os agricultores e seus representantes, as entidades que ofertam os serviços de ATER. “As conferências permitem ao governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário, ouvir os diversos atores do processo e, a partir daí, construir instrumentos que vão qualificar esse serviço tão importante para que as famílias acessem as políticas públicas”, observa. Argileu é enfático na questão. "Estamos num momento estratégico para a qualificação do serviço de assistência técnica e extensão rural para os agricultores familiares”, conclui.
Serviço:
Conferência Regional sobre Assistência Técnica e Extensão Rural
Data: 05/03/2012
Horário: das 8h às 16h
Local: Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo - Fetaesp
Endereço: Rodovia Marechal Rondon, km 322, Agudos/SP
Informações: (14) 3262-9999 FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAESP - Com informações do MDA