O Prodemilho - Programa de Sementes de Milho Variedade para a Propriedade Rural é desenvolvido pela Fetaesc (Federação dos Trabalhadores na Agricultura) e os Sindicatos em defesa de melhor renda para o agricultor familiar. Com excelente adaptação aos diversos tipos de solo e à adubação orgânica e melhor resistência à seca, as sementes têm apresentado boa produtividade em relação ao custo de produção, sendo uma excelente alternativa para o agricultor alimentar os seus animais, seja no aproveitamento do próprio grão ou através da silagem. Outra vantagem da semente milho variedade é a possibilidade de reprodução da própria semente de uma safra para a outra.
Na safra 2010, a Fetaesc tem disponível para a comercialização 25 mil sacas de sementes de milho variedade, sendo 10 mil do tipo Catarina (SCS 155), apropriada para a produção de grãos e 15 mil sacas da variedade Fortuna (SCS 154), excelente para silagem e também serve para o aproveitamento de grãos. Essas sementes são de excepcional qualidade, têm tecnologia comprovada pela Epagri/Embrapa, obedecendo rigorosamente os padrões de produção de sementes do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA). Tem zoneamento agroclimático para a Região Sul do Brasil, portanto, cobertura do Proagro.
Mas o grande diferencial das sementes de milho variedade em relação ao híbrido é o seu preço acessível para o agricultor familiar, sendo R$ 42,00 a saca de 10 quilos. Isso significa redução dos custos de produção, maior renda e, consequentemente, ganhos na sustentabilidade da propriedade familiar. Tem desconto para os pedidos feitos até o dia 31 de agosto, sendo o preço de R$ 35,00 para a saca de 10 Kg. Vale destacar que para uma lavoura de um hectare são necessários 20 quilos de sementes.
Os agricultores interessados nas sementes de milho variedade Fetaesc, devem fazer seus pedidos nos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do seu município.
FONTE: Comunicação da Fetaesc