Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
3ª PLENÁRIA DA JUVENTUDE
#JuventudeRuralOcupaTudo e inicia Plenária reafirmando a luta por nenhum direito a menos
WhatsApp

30 de Novembro de 2016


Verônica Tozzi
TEMAS RELACIONADOS:
3ª plenária da juventude



Fotos: Barack Fernandes

“Deixa-me ser jovem, não me impeça de lutar, pois a vida nos convida a uma missão realizar”. Foi reafirmando o seu protagonismo na trajetória de luta pela sucessão rural que mais de 400 jovens trabalhadores e trabalhadoras rurais iniciaram a 3ª Plenária Nacional da Juventude Rural, em Brasília, com o lema “Juventude na luta por sucessão rural: nenhum direito a menos!”, que ocorrerá de hoje (29) a 2 de dezembro.

Com uma ciranda no campo da CONTAG, a juventude rural fez um minuto de silêncio em solidariedade aos familiares dos jogadores do Chapecoense, equipe técnica, jornalistas e tripulação, pelo trágico acidente aéreo ocorrido nesta madrugada, e pela morte de Fidel Castro. Em seguida, foram erguidas as bandeiras do MSTTR e, com o grito de #JuventudeRuralOcupaTudo, saíram em cortejo até o auditório principal para dar início ao ato de abertura política da Plenária.



Na praça da juventude, montada no palco do auditório, os membros da Comissão Nacional de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CNJTTR), a Diretoria da CONTAG e da CONTAR, os(as) secretários de Jovens da CUT e CTB, representantes do MST e da Coprofam fizeram falas empolgantes para marcar mais um momento histórico da organização e luta da juventude contaguiana.

A secretária de Jovens da CONTAG, Mazé Morais, bastante aclamada por toda a juventude, dedicou agradecimentos especiais a todos e todas que se envolveram e contribuíram para que a realização da 3ª Plenária da Juventude fosse possível. A dirigente também destacou o papel desta plenária, que é, principalmente, organizar, preparar e fortalecer a participação da juventude no 12º Congresso Nacional da CONTAG (12º CNTTR). “Esse será o primeiro Congresso da CONTAG depois que passamos a representar, exclusivamente, a agricultura familiar, e este será o espaço onde serão apontados os rumos para a nossa CONTAG e para o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS).”

Mazé também comemorou o fato de a Plenária acontecer no momento em que comemoramos os 15 anos da Comissão Nacional de Jovens. “Nesse período, foram várias as lutas e conquistas da nossa juventude rural. Temos como marco o Programa Jovem Saber, o Consórcio Social da Juventude Rural Rita Quadros. Além da Secretaria de Jovens, também temos jovens ocupando outras Secretarias na CONTAG, Federações e Sindicatos. Estamos acessando o Pronaf Jovem, o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), temos a conquista do Plano Nacional de Sucessão Rural que conquistamos no ano passado com o Festival Nacional, mas que agora está paralisado neste governo.”

A secretária de Jovens da CONTAG reafirmou a luta atual das juventudes do campo e da cidade contra o retrocesso nos direitos. “Estamos vendo acontecer o desmonte das nossas conquistas fruto das nossas lutas nesse governo que está no poder. Conseguiram aprovar a PEC 241 na Câmara e segue hoje para votação, no Senado, como PEC 55, também conhecida como a PEC DA MORTE. Caso essa PEC passe, será uma tragédia para a nossa economia e para as políticas sociais. Também repudiamos a reforma autoritária do Ensino Médio sem a participação da sociedade e da juventude. Espero que cada um(a) possa aproveitar cada momento, tudo foi pensado com muito carinho, cada detalhe, tudo foi feito para receber vocês. Que possamos estar atentos a todos os trabalhos, vamos debater, vamos fortalecer a nossa juventude rural para dizer que movimento sindical queremos, que agricultura familiar queremos representar e que Brasil queremos para nós”.

MAIS MENSAGENS DA JUVENTUDE A secretária de Geração e Gênero da CONTAR, Fabiana de Araújo Minian, fez uma saudação a todos e todas e falou da expectativa de unir as bandeiras da juventude rural da CONTAR e da CONTAG. A secretária de Juventude da CUT, Edjane Rodrigues, iniciou parabenizando o trabalho da juventude trabalhadora rural e ressaltou o seu sentimento de pertencimento como agricultora familiar. “Estamos vivendo um momento delicado da nossa democracia. E é bonita essa ousadia de levar os(as) nossos(as) jovens para a Esplanada nesse dia histórico de votação de uma PEC que significa grande retrocesso. Chegaremos ao 12º CNTTR preparados e empoderados.”

A luta contra a PEC 55 também foi destacada pelo secretário de Juventude da CTB, Vitor Jorge Espinoza. “A CTB sempre está junto da CONTAG. Estamos contentes de estar aqui e falar da nossa posição contrária à PEC 55, que vai tirar dinheiro da educação, saúde e de outras políticas públicas.”

O companheiro Natan Fornazieri, do MST, representou a juventude das organizações do Campo Unitário e defendeu a unidade entre os movimentos e os(as) jovens rurais. “Precisamos unificar toda a juventude do campo para lutar contra esse governo ilegítimo. Estamos vendo esse desmonte de políticas como Pronera, Prouni, e estamos vendo novas formas de lutas, como as ocupações de escolas, onde a juventude está mostrando a sua força. Estamos aqui para apoiar e nos unificar na luta pelos direitos sociais e por mais direitos para a juventude.”

Como nos últimos anos a CONTAG tem defendido a integração da juventude latino-americana, como aconteceu no 3º Festival Nacional da Juventude Rural, em abril do ano passado, foram também convidados jovens de alguns países para a Plenária. Na abertura, a jovem uruguaia Angélica Rodrigues representou a Coprofam e deixou uma mensagem de unidade a toda a juventude latino-americana.

O presidente da CONTAG, Alberto Broch, fez o fechamento do ato de abertura com uma mensagem de boas-vindas, de encorajamento e de motivação para a juventude rural. “Sejam bem-vindos e bem-vindas. Esta é a casa de vocês! Recebemos vocês com carinho e entusiasmo”. O dirigente aproveitou para fazer uma breve análise do atual contexto político vivido no País e destacou o importante papel da juventude de resistência e luta contra os retrocessos. "Quero dizer que esta plenária acontece numa conjuntura muito perversa, num momento adverso, de consequências de um governo ilegítimo, lutando para não perder direitos. Há certa desestabilidade, estamos vivendo momento de perseguição dos movimentos sociais e sindicais e precisamos ter posição e coragem para podermos enfrentar e ocupar os nossos espaços. Que essa plenária nos dê força para reativar os nossos sentimentos de um futuro melhor, de uma agricultura familiar melhor e mais fortalecida. Está em jogo, agora, as reformas da previdência, a flexibilização das leis trabalhistas, a terceirização da atividade fim. É um momento de luta e devemos ter muita unidade. Precisamos valorizar cada vez mais o campo, a produção de alimentos, a terra, por um campo mais desenvolvido, e não faremos isso sem a participação da juventude. Que Deus abençoe essa plenária e renove a nossa esperança”, destacou Broch.



FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico