Domingo (30 de outubro) acontece o 2º turno das Eleições 2022, onde eleitores e eleitoras vão novamente às urnas para escolher o presidente da República e governadores de 12 estados.
Todo cidadão\cidadã alfabetizado(a), nascido no Brasil ou naturalizado, com idade entre 18 e 70 anos, precisa exercer o seu direito ao voto, conforme estabelece a Constituição Federal de 1988.
O voto é facultativo (não obrigatório) para os(as) jovens que têm idade de 16 e 17 anos, para as pessoas com mais de 70 anos e para os(as) analfabetos(as).
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2022 são 2.116.781 de eleitores e eleitoras na faixa etária de 16 e 17 anos, 14.893.273 com mais de 70 anos de idade e 6,3 milhões de analfabetos e analfabetas. A soma dos três públicos facultativos é de 23.310.054, correspondendo a cerca de 15% do total de 156.454.011 dos eleitores e eleitoras que poderão comparecer às urnas para escolher os novos representantes políticos no 2º turno das Eleições de 2022.
Apesar desse eleitorado facultativo não ser obrigado a votar, o Sistema Confederativo (Sindicatos, Federações e CONTAG) compreende que ele representa um importante número, fundamental para exercer o direito ao voto nas Eleições e definir por melhores rumos para o Brasil.
“Diante do atual contexto do País, com crises política, econômica e social, ataque ao meio ambiente, crescente violência, desmonte de órgãos públicos, de direitos e de políticas públicas, é importante que a juventude, os(as) idosas e as pessoas analfabetas, que todo cidadão e cidadã brasileiro votem no 2º turno das Eleições de 2022, participando desse exercício da soberania popular e de mudanças do nosso Brasil”, diz o presidente da CONTAG, Aristides Santos.
O incentivo do Sistema Confederativo é alinhado com campanhas lançadas pelo Tribunal Superior Eleitoral, que desde 2021 vêm incentivando que os(as) jovens, os(as) idosos(as) e as pessoas analfabetas participem das Eleições de 2022.
“Vamos lá juventude, idosos(as) e pessoas analfabetas, participar do 2º turno das Eleições de 2022! Vamos escolher candidatos e candidatas aos cargos públicos que estejam de acordo com o que nós, em especial, os trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares, desejamos para o Brasil”, firma o presidente da CONTAG, Aristides Santos.
Comunicação CONTAG - Barack Fernandes, com informações do TSE