Dentro da estrutura do 3º Festival Nacional da Juventude Rural a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) foi montada uma feira com produtos trazidos pelos/as jovens que participam do evento.O espaço foi aberto oficialmente na noite desta segunda-feira (27), pouco antes do início das apresentações culturais, disponibilizando produtos característicos de cada cultura local. A feira funcionará até quarta-feira (29) no Pavilhão do Parque da Cidade, em Brasília-DF.
Os participantes podem transitar pelo local, saber mais sobre o que cada estado trouxe para representar sua cultura, possibilitando a troca de saberes e integração. Em alguns estandes, produtos estão à venda, já em outros apenas para a exposição.
“Tá incrível (Feira)! Sou do Tocantins na Região Norte e tem sido uma riqueza imensa poder ver as culturas de outras regiões, principalmente a do sul, que tem muita diferença da nossa. Já conversei com o pessoal do Rio Grande do Sul, de Santa Catariana, trocamos saberes e provei até do chimarrão”, relata o jovem Antônio Ribeiro.
Na feira podem ser encontrados artesanatos ou produtos alimentícios, todos feitos por agricultores/as familiares. O estado de alagoas, por exemplo, trouxe aguardente orgânico, o que demonstra a preocupação da não utilização de venenos na produção agrícola. Uma bandeira defendida por todo o Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais.
Já no estande do Rio Grande do Sul, além da exposição de produtos, um grupo de jovens realizava apresentações de danças tradicionais do estado, o que atraiu um grande aglomerado de pessoas encantadas com a expressão cultural sulista.
Os jovens e as jovens de Sergipe, que começaram a produzir artesanatos em conjunto recentemente, ficaram surpresos com a receptividade dos participantes as peças que trouxeram. “Desde que iniciamos as vendas aqui, não falta gente comprando. Estamos felizes, pois estão gostando muito do que produzimos”, afirma Juliana Aguiar. FONTE: Assessoria Comunicação CONTAG- Janes P. Souza