Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
Estratégias de desenvolvimento rural são foco de debates nesta quarta-feira
WhatsApp

27 de Abril de 2011

TEMAS RELACIONADOS:
desenvolvimento territorial

O público participante da oficina preparatória das ações do projeto nacional de articulação, construção e fortalecimento de redes de desenvolvimento e territorialidade e do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável (PADRSS) iniciou os debates desta quarta-feira (27/4) sobre a “estratégia de desenvolvimento territorial para o MSTTR/contribuição do projeto para fortalecimento da territorialidade”.

O secretário de Política Agrícola, Antoninho Rovaris, explicou que um dos meios para se alcançar o desenvolvimento territorial são as políticas públicas, porém, elas refletem um modelo que não contempla a categoria. “Teremos de ter força de organização, força política e força de convencimento da sociedade para criação de um novo modelo e esse são um dos nossos desafios”, disse.

Ele disse ainda que as políticas públicas são importantes para o PADRSS e são instrumentos essenciais para a construção de uma sociedade justa, igualitária e solidária, mas que o maior problema é a concentração dessas políticas apenas nos centro urbanos.

O dirigente completou que para que se chegue ao resultado esperado é necessária a atuação do MSTTR nos espaços territoriais, a articulação e construção de parcerias com organizações que atuam no espaço territorial, entre outros. “Temos uma gama de políticas públicas na gaveta, à espera de uma decisão para saírem do papel. Precisamos nos apropriar dessas informações, daquilo que nos diz respeito e n os pertence para contribuir na decisão dessas políticas”, enfatizou Rovaris.

Segundo ele, entre os desafios do movimento sindical do campo nesse quesito estão o aprofundamento do debate sobre a diversidade dos sujeitos do campo, a realização de processos de capacitação das lideranças sindicais e a ampliação da capacidade de intervenção e proposição nos espaços de discussão e deliberação nos territórios.

Em seguida, a diretora de Ações de Desenvolvimento Territorial da SDT (Secretaria de Desenvolvimento Territorial), Fernanda Costa Corezola, apresentou as motivações do governo para tratar da abordagem rural, com uma releitura do que é esse espaço dentro da sociedade. Na sua explanação, ela afirmou que hoje não existe mais a ideia de que o meio rural é atrasado e vinculado ao passado, mas que deixou há muito tempo de ser associado unicamente ao agrícola, sendo o conjunto de relações de produção e reprodução social e espaço de relação com a natureza .

Ela explicou também os conceitos de território, colegiado territorial e plano territorial de desenvolvimento rural e sustentável. A diretora colocou ao público ainda as diretrizes do planejamento territorial do governo federa, com foco na sustentabilidade, no planejamento ascendente, nas participação social, na formação de competências e desenvolvimento humano e no enfrentamento à pobreza rural.

Além de apresentar os programas de governo que lidam com o desenvolvimento territorial, Fernanda Corezola citou os desafios da pasta vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário que são o de garantir a sustentabilidade, o enfrentamento à extrema pobreza rural, a gestão e implementação dos Planos Territoriais de Desenvolvimento Rural Sustentável e a consolidação do colegiado territorial como instância legítima e representativa da diversidade social. Ao final, ela esclareceu dúvidas dos participantes sobre diversos temas.

Programação - Às 14h30, a programação reserva apresentação e debate do projeto Contag/SDT, com ações e metas como estratégia de fortalecimento da ação do MSTTR e o debate sobre o pael e responsabilidade da Contag e filiados no desenvolvimento deste projeto. FONTE: Agência Contag de Notícias - Danielle Santos



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico