Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
AGRICULTURA FAMILIAR
Desafios para a Agricultura Familiar
WhatsApp

24 de Abril de 2015

TEMAS RELACIONADOS:
agricultura familiar

A agropecuária brasileira é um dos mais importantes setores econômicos do país, devido ao grande potencial para se expandir e gerar desenvolvimento econômico. É estratégica para garantir a segurança alimentar da população do país e contribuir, de forma significativa, para a alimentação de boa parte das 7 bilhões de pessoas que hoje vivem no mundo.

A agricultura familiar usa ¼ da área total, ou 4,3 milhões das unidades produtivas do campo brasileiro (84%). São mais de 14 milhões de trabalhadores, ou 74% das pessoas ocupadas no setor, responsáveis por mais de 40% da produção agrícola do país.

Na América Latina, a agricultura familiar tem importância semelhante em termos de produção ou ocupação, por se tratar de atividade econômica destinada a sustentar as populações urbanas e locais e ser responsável pela segurança alimentar e nutricional. Portanto, grande parte dos alimentos que chega à mesa dos brasileiros e latino-americanos vem da agricultura familiar.

A Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura), as federações e os sindicatos de trabalhadores rurais organizam aqueles que trabalham e lutam para fazer da agricultura familiar uma frente de expansão econômica e de promoção de qualidade de vida para os brasileiros. As lutas partem do entendimento do papel essencial da produção para a segurança alimentar e indicam, para isso, projetos e propostas, oriundas da mobilização de base, de uma produção ecologicamente mais equilibrada, com menor uso de insumos químicos, diversificação do cultivo para preservar e renovar a qualidade da terra e o cuidado com o patrimônio genético das sementes, entre outros.

A Contag tomou a iniciativa de apresentar à presidente Dilma Rousseff uma agenda de propostas para fortalecer a agricultura familiar, apoiando o desenvolvimento deste segmento, o incremento da produtividade, o fortalecimento da produção cooperada, a ampliação da assistência técnica, da pesquisa, do crédito, entre outros. Propôs a ampliação do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), indicando a meta de R$ 30 bilhões de recursos disponíveis para a produção familiar.

Os agricultores estão preocupados com o aumento dos juros para as linhas de financiamento para custeio e investimento. Por exemplo, o Pronaf Mais Alimentos, uma das linhas de crédito de maior uso e acesso, financia a aquisição de maquinário agrícola a juros mais baixos que aqueles oferecidos pelo mercado. De outro lado, a indústria agradece, com a produção desses equipamentos que, por sua vez, são fundamentais para aumentar a produtividade agrícola. Uma boa política pública, como essa do Pronaf, induz muitos movimentos virtuosos para a produção econômica, com juros baixos e pequena inadimplência.

O olhar estratégico para o nosso desenvolvimento não pode deixar de ver que a produção agropecuária é uma das mais importantes frentes para sustentar o crescimento econômico do país. O desenvolvimento produtivo do campo brasileiro deve ser orientado por um investimento que permita agregar valor à produção, seja pela transformação industrial (por exemplo, do leite ao queijo, ao iogurte e aos outros insumos e produtos industrializados), pelo valor agregado dado pela qualidade ecológica do produto e o valor intangível da preservação ambiental, entre tantos outros elementos.

A agricultura familiar é parte estratégica desse grande setor econômico brasileiro. Tem valores e conhecimento produtivo e, com investimento em pesquisa, tecnologia e inovação, será capaz de criar, desenvolver e difundir práticas produtivas de grande valor agregado, que venham a se integrar, com os valores da sustentabilidade social e ambiental, às cadeias mundiais de valor.

*Clemente Ganz Lúcio

sociólogo e diretor técnico do Dieese. FONTE: Assessoria Comunicação CONTAG



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico