A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) através da sua Secretaria de Meio Ambiente participa em Sharm El-Sheikh no Egito, da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2022, a COP27.
A COP27 teve início no domingo (06 de novembro) e vai até o dia (18 de novembro) se afirmando como um dos mais importantes momentos de diálogo sobre as alterações climáticas mais severas em todo o mundo.
“A CONTAG está aqui para compreender e melhorar sua ação no que se refere às questões climáticas, ao mesmo tempo em que se integra com organizações do mundo para pensar onde a Agricultura Familiar pode contribuir e fortalecer o debate, a exemplo da sua forma de produção associada à sustentabilidade ambiental”, destaca a secretária de Meio Ambiente da CONTAG, Sandra Paula Bonetti.
Sandra ainda aproveita para valorizar a participação de vários atores da sociedade civil brasileira na COP27. “A presença da CONTAG e de várias entidades e organizações é a melhor oportunidade para que as vozes do campo, da floresta e das águas possam ser ouvidas”, pontua.
O assessor da Secretaria de Meio Ambiente da CONTAG, Raul Zoche, também está presente no evento.
Durante os 12 dias da COP27, em Sharm El-Sheikh estão sendo realizados debates sobre adaptação climática, mitigação dos gases do efeito estufa, mercado de carbono e financiamento climático, mas a tônica principal do evento está nas efetivas contribuições de cada país para conter o aquecimento global.
Ao final, deveram ser definidos aspectos centrais para a implementação do Acordo de Paris, compromisso internacional discutido entre 195 países com o objetivo de minimizar as consequências do aquecimento global, firmado na COP 21, em Paris, no ano de 2015.
Vale destacar que COP 27 é realizada num cenário difícil, onde o Brasil e vários países, em especial as nações mais ricas, estão longe alcançar as metas do Acordo de Paris, segundo a ONU.
Leia na íntegra o Acordo de Paris
Comunicação CONTAG - Barack Fernandes
A Voz da CONTAG foi ao ar pela primeira vez em 1º de Maio de 1993.
É o programa de rádio produzido para os trabalhadores e as trabalhadoras rurais. Integra a programação radiofônica de centenas de STTRs que investem neste meio de comunicação e também é transmitido em várias emissoras pelo País afora. A Voz da CONTAG é considerada a mais duradoura experiência de rádio no movimento sindical brasileiro, e uma das mais importantes neste meio.
A Voz da CONTAG foi uma das ganhadoras do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos. Em 1999, foi agraciada com o prêmio Ayrton Senna de Jornalismo, na categoria Rádio Destaque Nacional por sua luta em defesa dos direitos da criança.