Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
REFORMA POLÍTICA JÁ!
CONTAG denuncia retrocesso da Câmara na Reforma Política!
WhatsApp

15 de Maio de 2015


Fabrício Martins
TEMAS RELACIONADOS:
reforma política já!

A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura – CONTAG, ao longo dos seus 50 anos, sempre foi comprometida com a luta pela Democracia e o seu aperfeiçoamento, por entender ser a mesma fundamental para que os trabalhadores e trabalhadoras rurais tivessem condições de avançar na conquista de melhores condições de vida e de trabalho no campo brasileiro.

Atualmente a CONTAG, junto de outras centenas de entidades, como a OAB, a CNBB, a UNE, a CTB e a CUT, estão empenhadas na luta pela aprovação de uma reforma política democrática e popular, que tem por objetivo central o aperfeiçoamento do sistema político brasileiro, ampliando os instrumentos de participação da população e combater a corrupção eleitoral.

Todos os escândalos de corrupção divulgados, envolvendo políticos, têm, na sua origem, a contribuição empresarial para as campanhas eleitorais de candidatos a cargos no executivo e no legislativo. Garantir o fim do financiamento de empresas representa o fim da corrupção dele decorrente, reduzindo significativamente o desvio de recursos públicos em nosso país.

Para os trabalhadores rurais o financiamento empresarial de campanhas é duplamente perverso. Além de alimentar a corrupção, ele contribui para a eleição de governadores, deputados e senadores ligados ao grande capital, que sempre agem contrários aos interesses dos agricultores e agricultoras familiares.

As grandes empresas investem (compram) pesado em financiamento de campanhas e o mandato do candidato se obriga a defender os interesses de quem financiou sua campanha, gerando uma grande distorção (a corrupção) no princípio do parlamento, impedindo a aprovação de leis que beneficiem os trabalhadores(as), ou ainda, aprovando leis que retiram direitos como no caso do Projeto de Lei da Terceirização dos Serviços.

Por isso a CONTAG defende a proposta apresentada pela Coalização Democrática, da qual a CONTAG faz parte, através do projeto de Lei 6316/2013, pois contém propostas que são de fato uma Reforma Política e não uma contrarreforma. O projeto tem como pontos centrais o fim do financiamento empresarial das campanhas políticas; o respeito à paridade de gêneros das candidaturas dos partidos e o fortalecimento dos instrumentos de consulta popular como plebiscitos, referendos e projetos de lei de iniciativa popular.

O relatório preliminar nos causa indignação e esperamos que ele seja rejeitado, ao contrário, legitima o financiamento empresarial e cria o sistema eleitoral Distritão que enfraquece a democracia representativa, além do mais não foram consideradas as propostas de fortalecimento da democracia direta defendida pelas organizações da Sociedade Civil. O relatório apresentado nos deixa ainda mais convictos de que é necessária a convocação de uma Constituinte Exclusiva do Sistema Político.

A CONTAG, FETAG’s e STTR’s mantém sua posição clara em defesa de uma Reforma Política que leve em consideração a participação social democrática apresentada pela Coalizão Democrática que está tramitando na Câmara Federal através do Projeto de Lei 6316/2013 e se posiciona contra a proposta apresentada pelo relator.

Brasília-DF, 14 de maio de 2015.

DIRETORIA DA CONTAG FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG- Barack Fernandes



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico