O ministro da Saúde, Arthur Chioro, recebeu no final da tarde de hoje (12) comissão da CONTAG para discutir pontos específicos sobre a saúde do agricultor e agricultora familiar e dos assalariados e assalariadas rurais. Na pauta do encontro estavam os seguintes assuntos: o apoio do Ministério da Saúde para a mobilização e formação da base do MSTTR para participação efetiva e qualificada na 15ª Conferência Nacional de Saúde e para a plenária que antecede o evento; a renovação do Acordo de Cooperação 007/2011 e a garantia que o plano de trabalho elaborado pelo Comitê Gestor do acordo possa ser executado.
Além disso foram discutidas a integração com o Ministério da Educação para ampliar o acesso dos trabalhadores (as) rurais aos cursos de saúde e a articulação entre SUS e INSS para que os atestados médicos do serviço de saúde tenham validade para perícias médicas. Também foi debatida a garantia de meios para que a Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo, Florestas e Águas seja implementada em todas as instâncias do SUS.
A comissão da CONTAG foi composta pelo presidente da entidade, Alberto Broch, pelo secretário de Políticas Sociais, José Wilson, pela secretária de Terceira Idade, Lúcia Moura, e respectivas assessorias. Também estavam presentes na reunião a presidente do Conselho Nacional de Saúde, Socorro Souza, e a equipe do Ministério da Saúde.
ENCAMINHAMENTOS -O ministro Arthur Chioro mostrou-se bastante aberto às questões expostas pela CONTAG e discutiu cada um dos pontos da pauta com clareza. “Em um momento de conjuntura política difícil, vamos fazer o que estiver dentro de nossas possibilidades para continuar o trabalho conjunto pela melhoria do acesso aos serviços de saúde dos trabalhadores e trabalhadoras rurais”, afirmou o ministro.
Para o presidente da CONTAG, Alberto Broch, a reunião foi positiva e produtiva. Broch destacou como resultados importantes do encontro a grande possibilidade de renovação do convênio de cooperação entre as duas instituições, além da garantia dada por Chioro de estar presente na reunião de Conselho da CONTAG, em junho, quando possivelmente será assinado o acordo e haverá a oportunidade de o ministro falar sobre várias políticas que interessam aos trabalhadores e trabalhadoras rurais do Brasil.
O secretário de Políticas Sociais, José Wilson Gonçalves, acredita que este primeiro encontro com o ministro Arthur Chioro no novo governo representou uma continuidade no trabalho sobre temas que a Secretaria já vem trabalhando junto ao Ministério da Saúde. “Foi muito importante perceber a sensibilização do ministro sobre a importância de apoiar a representatividade do meio rural na 15ª Conferência Nacional de Saúde, porque precisamos chegar com força para que nossas reivindicações tenham peso e o ministério precisa nos ajudar nisso”, afirmou José Wilson.
Na reunião, o secretário expressou a preocupação da CONTAG sobre a falta de implementação da Política Nacional de Saúde do Campo, e o ministro afirmou que daria, em suas Secretarias e com outros ministérios, os encaminhamentos necessários para que a política seja efetivada.
A secretária de Terceira Idade, Lúcia Moura, também avaliou positivamente a discussão. "Conseguimos deixar bem claras nossas questões e fomos bem acolhidos pelo ministro, que nos ouviu e deu encaminhamentos importantes", observou. FONTE: Imprensa CONTAG - Lívia Barreto