Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
ARTIGO
A Agricultura Familiar e Camponesa tecem articulações visualizando 2014
WhatsApp

07 de Janeiro de 2013

TEMAS RELACIONADOS:
artigo

A importância de agricultura familiar cobra relevância à nível mundial no complexo contexto da crise interconectada de combustíveis, financeira, de mudanças climáticas, alta e volatilidade dos preços dos alimentos que se vive na atualidade. Não cabe dúvida da hierarquia que tem a agricultura familiar e camponesa em relação a sua contribuição ao desenvolvimento dos povos e fornecimento de alimento às diferentes famílias de América Latina e Caribe. Os recentes dados da FAO mostram que a produção agrícola, pecuária e de pesca artesanal que realizam a agricultura familiar representam até 80% das explorações agrícolas de muitos dos países do nosso continente, assim constitui 60% do total da produção alimentar e garante 70% de emprego agrícola no campo .

Contrariamente à importância da agricultura familiar, muitas das políticas que se aplicam para responder as crises apontadas são desfavoráveis e não respondem às condições das famílias de agricultores e camponeses. O atual modelo econômico dominante e muitas políticas de governos e organizações internacionais, em geral, descuidam ou inclusive colocam em desvantagem a milhares de pessoas que participam nas explorações agrícolas familiares. A acumulação de terras representa hoje em dia uma ameaça importante para a agricultura familiar e a produção sustentável de alimentos. Muitas famílias de agricultores, incluídos os pequenos agricultores, as comunidades indígenas e os pastores, vêem-se privados de seus bens através da "aquisição" forçada de suas terras para estabelecer vastos domínios de indústrias orientadas à exportação e cultivos alimentares. As famílias de agricultores com frequência têm pouco acesso e controle sobre os mercados e informação de mercado, e um poder de negociação muito débil para fixar os preços de seus produtos. Nos últimos anos, a volatilidade vertiginosa de preços dos alimentos tem agravado a situação. O ano 2014 foi declarado pela ONU (22/12/2011) o Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF 2014) após uma intensa campanha liderada pelo Foro Rural Mundial (FRM) que aglutinou a mais de 360 organizações em mais 60 países dos 5 continentes. Com os objetivos de promover, em todos os países, verdadeiras políticas ativas a favor do desenvolvimento sustentável dos sistemas agrários baseados na unidade familiar e comunitária, e de sensibilizar ao conjunto da sociedade civil sobre a relevância do apoio a agricultura familiar. Na perspectiva de lutar contra a pobreza, a busca da segurança e soberania alimentar e a consecução de um meio rural vivo, baseado no respeito ao meio ambiente e a biodiversidade.

Deste modo, as diferentes organizações e movimentos de agricultores familiares, camponeses, indígenas que compõem a COPROFAM, assumiram a tarefa de constituir os comitês nacionais para promover uma seqüência de atividades de integração e coordenação com os diversos pequenos produtores da agricultura familiar, consumidores e aliados do movimento. Assim, junto com o Foro Rural Mundial e as organizações camponesas de Ásia (AFA) e África (PAFO), definiram na Rio+20 (Agosto 2012) estratégias de coordenação para uma atuação conjunta no reforço e legitimação das organizações agrárias, camponesas, indígenas, pesqueiras, de produtores dos bosques e das florestas para representar os interesses da agricultura familiar em cada um dos continentes e a nível internacional.

Ante a realidade de pobreza que enfrentam a maioria dos agricultores familiares destes três continentes do Sul, se define empreender em processos de incidência nas políticas públicas a favor da juventude agrária, o emprego agrícola e rural, minimizando a migração dos pequenos produtores, conseguir o reconhecimento do papel da mulher na agricultura familiar e defender o exercício de políticas de estímulo à produção, a comercialização internacional de produtos alimentares, baseado em regras que fomentam a segurança e a soberania alimentar de todos os países.

Nos últimos meses do ano somam-se as iniciativas da sociedade civil ao interior e fora do continente. Unem-se aos comitês nacionais os diferentes movimentos, redes e universidades que trabalham com a segurança e soberania alimentar. A COPROFAM, sob a direção de Alessandra Lunas, e em representação das famílias de agricultores familiares do continente socializou as iniciativas assumidas na Rio+20 dentro do Grupo de Líderes a favor da Alimentação Sã e a Nutrição da ONU (SUN - Scaling Up Nutrition) em Nova York, (09/2012) e depois, em Roma durante as sessões do Mecanismo da Sociedade Civil e do Conselho de Segurança Alimentária da FAO (10/2012). A Aliança Continental que acolhe as redes, movimentos e organizações sindicais da América Central, Região Andina, o Cone Sul, o Caribe e México, propôs em Brasília (12/2012), junto a suas organizações, somar investigações, conhecimentos e proposições para a incidência em seus países, na região e a nível global.

Esta multiatividade crescente, finalmente, compromete aos diferentes organismos internacionais como a FAO, FIDA, PMA com a agricultura familiar. Situação que antecipa a que os governantes do Cone Sul realizem previsões para o diálogo, a negociação com os agricultores familiares em seus diferentes espaços/mesas de acordo nacional, de integração regional, como a Reunião Especializada de Agricultura Familiar do MERCOSUL (REAF), nas sessões da Cúpula do MERCOSUL Social Participativo e outros. Temas e tempos que coincidem com os previstos para serem tratados no Seminário da COPROFAM no ano de 2013, em Santa Cruz/Bolívia.

ALESSANDRA DA COSTA LUNAS Brasilia, 19 de Dezembro de 2012.

1. FAO, Boletim da Agricultura Familiar da América Latina e Caribe. Julho – Setembro de 2012, Santiago, 2012. FONTE: Alessandra Lunas - CONTAG



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico