Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
21º GRITO DA TERRA BRASIL
7º Grito da Terra Sergipe
WhatsApp

20 de Maio de 2015



TEMAS RELACIONADOS:
21º grito da terra brasil

Nesta quinta-feira (21 )de maio, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Sergipe – FETASE e seus 74 Sindicatos dos municípios sergipanos realizarão o 7º Grito da Terra Sergipe. O 7º Grito é uma das mobilizações de massa que faz parte da semana nacional de lutas e negociações do 21º Grito da Terra Brasil. Com o mesmo lema do Grito Nacional “Desenvolvimento Rural Sustentável com garantia de Direitos e Soberania Alimentar” a Federação busca integrar o ato às demais mobilizações do Brasil provocadas pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura – CONTAG.

As negociações do 7º Grito da Terra Sergipe até a presente data se deram em duas audiências com o Governador e Secretários de Estado. A primeira audiência no dia 23 de março de 2015 e a segunda no dia 13 de abril com participação da direção da FETASE juntamente com representantes dos 05 Polos Sindicais.

Nas audiências o governo sinalizou com positividade para três das principais reivindicações: o empenho na efetivação e implementação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), assegurando o compromisso de envolver a EMDAGRO (Empresa de Desenvolvimento Agropecuário do Estado de Sergipe) nessa empreitada.

Para o Secretário de Meio Ambiente da FETASE, Lucivânio Aragão “o envolvimento da EMDAGRO para a efetivação do CAR no estado, é relevantíssimo”. Argumenta o secretário “que a empresa estatal dispõe no seu banco de dados de 70% do georreferenciamento das propriedades rurais, o que viabilizará uma celeridade no processo de execução do CAR”.

Sobre a Educação do Campo o Govenador assumiu o compromisso de implementar a Resolução nº 03/2010, que trata do Conselho Estadual de Educação (CEE) onde estabelece as normas e diretrizes de Educação do Campo. Para o Secretário de Politicas Sociais da FETASE, Lúcio Marcos: “a audiência foi muito construtiva no tocante a Educação do Campo, visto que o Governador assume o compromisso de implementar a Resolução do CEE, pauta também no plano estadual de educação nossas demandas e fortalece o departamento de educação dentro do Conselho Estadual de Educação”. O secretário afirma ainda: “tudo isso nos deixa muito feliz em ver que o Governador Jackson Barreto está assumindo seus compromissos de campanha”.

Outra reivindicação dos Trabalhadores (as) Rurais por meio da FETASE é o da criação da Secretaria Estadual da Agricultura Familiar, neste momento o Governador Jackson Barreto argumenta que não atenderá a esta reivindicação, porém sinalizou a criação de uma Assessoria Especial para Agricultura Familiar dentro da Estrutura Administrativa existente, ressaltando que o profissional que nela atuará, será um indicativo da própria FETASE.

Para Presidenta Solange Ferreira “esses pontos das negociações são avanços, visto que nos gritos anteriores não conseguimos respostas positivas para agricultura familiar, muito embora, não nos damos totalmente por satisfeitos, a nossa luta pela criação da Secretaria não para. Argumentou que só com a criação da Secretaria da Agricultura Familiar independente e com e orçamento próprio que fortaleceremos a agricultura familiar do Estado”. Ainda para a presidenta da FETASE a audiência foi proveitosa, porque o governo articulou a presença de Secretários de Estados como: Esmeraldo Leal, Sec. da Agricultura Desenvolvimento Agrário e Pesca, Marta Leão, Sec. da Mulher, da Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos, Olivier Chagas, Sec. Meio Ambiente e José Almeida Lima Diretor Presidente da Administração do Meio Ambiente do Estado (ADEMA). FONTE: Assessoria de Comunicação FETASE



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico